Lisboa vai estar no centro do mundo como palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a RTP vai assegurar a operação de Host Broadcasting. O operador de serviço público de rádio e televisão em Portugal vai garantir a cobertura e a produção do sinal internacional de todos os acontecimentos para o mundo inteiro.

Trata-se do maior evento alguma fez realizado em Portugal com 172 estruturas operacionais e mais de 500 profissionais envolvidos. A RTP é a Host Broadcaster para o mundo inteiro, através da captação, produção e emissão de todos os acontecimentos da JMJ e também o acompanhamento da visita papal para todo o mundo através da rede de satélites e da plataforma digital da EBU em parceria com a RTP, onde está instalada a central técnica da operação.

O serviço de Host Broadcasting prestado pela RTP inclui todos os eventos a decorrer a nível nacional e os que irão contar com a presença do Papa Francisco. Serão mais de 70 horas de emissão asseguradas por 555 profissionais, incluindo 12 realizadores da RTP e 42 produtores. Estão alocadas 172 estruturas operacionais, com destaque para 3 centrais técnicas, 12 unidades móveis, 103 câmaras de televisão, 10 gruas, 7 drones, 1 avião, 1 helicóptero e meios móveis dedicadas à transmissão da Jornada Mundial da Juventude.

Toda a operação de Host Broadcasting decorre, em direto, a partir dos seguintes locais: Parque Eduardo VII, Base Aérea de Figo Maduro, Palácio de Belém, Centro Cultural de Belém, Nunciatura Apostólica, Mosteiro dos Jerónimos, Universidade Católica Portuguesa, Scholas Occurrentes de Cascais, Jardim Vasco da Gama (Belém), Centro Paroquial da Serafina, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Parque Tejo Trancão e Passeio Marítimo de Algés.

A cobertura deste evento de grande importância mundial traz a Portugal 4500 jornalistas de mais de 100 países do mundo. Vários operadores nacionais e internacionais marcam presença com equipas próprias e também recorrendo ao serviço e Host Broadcasting da RTP para as suas operações personalizadas de emissão. Falamos de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Estados Unidos da América, França e Polónia, envolvendo mais de 450 profissionais apoiados por cerca de 50 estúdios de televisão, rádio e multimédia, dezenas de posições de reportagem e comentador e salas de produção.

Entre 1 e 6 de agosto, Lisboa será o centro do mundo católico e a RTP acompanha todos os momentos de celebração dos peregrinos e da visita do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude.