Estreia: Sábado, 16 de Novembro às 22:10, na RTP2.

O que se esconde entre as notas e as palavras da ópera de Gounod “Romeu e Julieta”?
Documentário realizado por Andrea Lupi e Rafael Matos.

 

Ter apenas 10 dias para produzir de raiz uma ópera numa sala de concertos significa um esforço hercúleo, de foco e de concentração. Foi o que aconteceu quando a Gulbenkian Música produziu Romeu e Julieta, de Charles Gounod. A RTP2 acompanhou o processo criativo sob a forma de documentário.  “Romeu e Julieta, entre as notas e as palavras”, é o título deste filme de 33 minutos, realizado por Andrea Lupi e Rafael Matos, que dá as pistas de dramaturgia para esta versão que contou com a direção musical de Lorenzo Viotti e a encenação de Vincent Huguet.

Romeu e Julieta é a mais célebre e trágica história de amor, escrita por William Shakespeare e fonte de inspiração para inúmeros artistas, de pintores a compositores.  O compositor francês Charles Gounod (1818 – 1893), escreveu uma ópera em cinco atos, cuja profundidade musical e dramatúrgica é revelada pelo maestro e pelo encenador durante os ensaios, em indicações dadas aos solistas, coro e orquestra, mas também no trabalho de ator dos cantores, que vestem a pele das personagens.

Com depoimentos de Lorenzo Viotti (maestro), Vincent Huguet (encenador), Vannina Santni (Julieta), Georgy Vasiliev (Romeu), Jean Teitgen (Frei Laurent), Marco Alves dos Santos (Tybalt), Clémence Pernoud (figurinista) e Aurélie Mastre (cenógrafa), o documentário desvenda o que se esconde entre as notas e as palavras da ópera de Gounod.

 

Ficha Técnica

Título

Romeu e Julieta, entre as notas e as palavras

Realização

Andrea Lupi e Rafael Matos

Câmaras

Ângelo Assis, Augusto Crespo e João Pereira

Edição de imagem

Marta Mota

Pós-produção áudio

Isabel Matos

Produção

Sónia Diogo | RTP

Ano

2019

Duração

33'