Documentário da autoria de Jean-Michel Djian sobre o poeta francês Arthur Rimbaud e os anos misteriosos que passou na Abissínia, antigo Império Etíope
Num fascinante documentário, que homenageia o poeta que impressionou escritores, músicos e artistas, o jornalista francês Jean-Michel Dijan (Saint-Brieuc, 1953) parte à descoberta do período mais enigmático da vida de Rimbaud.
Nascido a 20 de outubro em Charleville, Jean-Nicolas Arthur Rimbaud é considerado como um dos precursores da poesia moderna, sendo apelidado de “jovem Shakespeare”. Abruptamente, em 1876, com apenas 19 anos de idade, decide terminar a sua curta carreira literária, renunciar à poesia e embarcar numa viagem pela Europa, Ásia, Médio Oriente e África, retirando-se para Harar, na Abissínia, onde se torna um negociante de café e armas, por conta própria, em 1880.
Um poeta precoce e fascinante que fez dos seus 37 anos de vida um enigma. Rimbaud somos nós. É ele próprio, é o outro. Um adolescente que conseguiu celebrar a nossa loucura, o nosso descontentamento assim como o nosso génio, levando-nos a interrogar se o autor de “Uma Temporada no Inferno” não veio fugazmente à Terra só para nos provocar.
Título Original: Rimbaud, Lost Years In Abyssinia
Realização: Jean-Michel Djian
Produção: Les Films d´Ici RADIO FRANCE, France Télévisions
Autoria: Jean-Michel Djian
2015 – 52 minutos