Estreia: Quinta, 18 de Julho às 23:15, na RTP2

Como é que os palácios. os museus e os castelos franceses enfrentaram a invasão Nazi?

 

Há mansões que simbolizam a França, palácios onde o país, ao longo do tempo, albergou os seus tesouros. Sobrevivendo à passagem dos séculos, ganharam fama mundial: Versalhes, Louvre, Saint-Germain-en-Laye, Vincennes ou Chambord. Mas um evento sem precedentes mudou tudo: a Segunda Guerra Mundial…

O exército alemão ocupou Paris. Adolf Hitler, vitorioso, visita a cidade. A suástica voa sobre a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes. A guerra transforma-se num combate aéreo e os Palácios correm grande perigo. Hermann Göering, um apaixonado colecionador de arte, organiza uma extensa pilhagem de obras de arte para enriquecer a sua coleção privada, e ameaça o património cultural francês. Para além disso, Hitler está determinado a criar um museu colossal em Linz, onde reunirá os maiores tesouros da Europa ocupada.

Os grandes monumentos e o seu património estão em risco de desaparecer para sempre. Como é que os palácios franceses enfrentaram a invasão Nazi? Como é que estas paredes de pedra, ornamentos, tapeçarias, preciosas peças de mobiliário em madeira, estátuas de mármore e majestosas escadarias escaparam à destruição? O que aconteceu às obras mais preciosas como a Mona Lisa? Mulheres e homens, envolvidos numa rede clandestina, resistiram e organizaram-se para salvar esta herança preciosa.

Ao longo deste documentário de Bastien Gennatiempo, os curadores atuais regressam àquelas horas sombrias da História vividas pelos seus antecessores.

 

Ficha Técnica

Título Original

Les Chateaux Font de La Resistance

Realização

Bastien Gennatiempo

Produção

RMC Découverte

Ano

2017

Duração

52'

Relacionados