Homenagem a Raoul Ruiz, um dos mais importantes cineastas da história do Chile e um dos grandes mestres do cinema do século XX.
Um dos mais produtivos cineastas contemporâneos, Raoul Ruiz (1941-2011) deixou uma vasta obra que inclui mais de 118 filmes e documentários. Nascido no sul do Chile, membro do governo de Salvador Allende, exilou-se em França aquando do Golpe de Estado. Através de excertos de filmes, entrevistas e depoimentos, este documentário de Alejandra Rojo (Buenos Aires, 1966) retrata um homem que amou a vida, as aventuras da realização e das filmagens e que travou uma batalha implacável contra a padronização de imaginários induzida pela máquina de Hollywood.
“Contra a ignorância ficção” traduz a luta incansável de Raoul Ruiz para sair do cinema de lugar-comum, de clichês, do cinema que reproduz a história apenas como uma transposição da palavra escrita, sem levar em conta os mistérios do próprio cinema que o tornam numa arte única. Esses filmes são para Ruiz ficção de ignorância.