Estreia: Sexta, 15 de Janeiro às 16 horas, na RTP2

O testemunho de uma luta por uma abordagem mais sustentável dos recursos marítimos.

 

Pela falta de peixes, os pescadores artesanais do Mar do Norte estão também ameaçados de extinção. Em causa está a pesca elétrica que destrói a biodiversidade marinha e a sua renovação. Alguns dos arrastões holandeses usam redes elétricas para capturar toda a vida subaquática, sem distinção de espécies, criando um verdadeiro desastre ecológico.

Diante de indústrias poderosas que através de lobbies agressivos e relatórios científicos duvidosos influenciam os representantes políticos, a pequena pesca tradicional e artesanal europeia encontra-se numa luta desigual mas essencial para o seu futuro e para o nosso, porque em confronto estão duas visões do mundo: sustentabilidade versus lucro.

 

 

Este documentário testemunha o nascimento de uma frente política comum entre pescadores tradicionais de ambos os lados do Canal, durante o Brexit, obrigados a unirem-se numa luta pela sobrevivência contra os lobbies industriais. Da pesca europeia local aos corredores do Parlamento Europeu, um relato vívido da necessidade de proibir a pesca elétrica por uma abordagem mais sustentável dos recursos marítimos.

Debates acalorados, discussões intensas, manifestações, campanha nos media e controvérsia científica. Uma verdadeira investigação, ao longo de dois anos, com heróis comuns que lutam contra corporações poderosas e políticos confusos e ativistas contundentes unidos para mudar radicalmente as regulamentações da União Europeia.

 

Ficha Técnica

Título Original

Watt the Fish

Autoria e Realização

Dorian Hays & Emerick Missud

Música

Nicolas Mollet

Produção

InFocus Prod, Gump, Echo Studio, Ushuaia TV

Ano

2019

Duração

52'