Não perca no próximo domingo, dia 2, o policial português que volta a juntar o realizador Joaquim Leitão e o produtor Tino Navarro.
Um dia, uma criança de 9 anos, Martim Cabral e Melo, desaparece do colégio privado onde estuda. Os pais, notoriamente atormentados, recorrem à Quarta Divisão da Polícia. Cientes da importância das primeiras 24 horas em situações deste tipo, os agentes montam uma gigantesca operação de busca por toda a cidade para o encontrar.
Todas as hipóteses são possíveis. Mas o que realmente aconteceu? Este é o ponto de partida para uma complexa teia de acontecimentos, que vai revelar a verdadeira faceta de quem menos se espera.
O filme, um policial que retrata a realidade portuguesa, mostra a face menos visível das BIC, as Brigadas de Intervenção Criminal da PSP – durante as rodagens, os atores tiveram a colaboração do comandante Carlos Resende e da sua equipa, para tornarem as ações policiais mais realistas e retratarem a sua rotina de forma ainda mais fiel. A pedofilia e a violência doméstica são alguns dos assuntos abordados, assim como a influência dos poderosos e o funcionamento do sistema judicial.
“Quarta Divisão” foi uma das cinco obras nomeadas para Melhor Filme dos Prémios Sophia 2014 pela Academia Portuguesa de Cinema.
A obra é mais uma parceria de Joaquim Leitão com o produtor Tino Navarro e uma novidade na carreira do realizador em experimentar este género cinematográfico.
Título Original: Quarta Divisão
Com: Carla Chambel, Sabri Lucas, Cristina Câmara, Paulo Pires, Filipe Vargas, João Baptista, Adriano Luz, Marco Paiva
Realização: Joaquim Leitão
Produção: Tino Navarro
Autoria: Tino Navarro
Música: Luís Cília
Ano: 2013
Duração: 116 minutos