O formato já é conhecido, mas não é por isso que terá menos inovação. Os personagens de humor popularizados em 1998 por Herman José e Maria Rueff – Nelo & Idália – estão de regresso aos ecrãs, mas os textos serão bem diferentes.
Para Herman José, havia duas formas de fazer isto: a fácil e a que eles escolheram. Podiam seguir o mesmo tipo de humor, com as mesmas expressões (quem não se lembra do ‘paletes de gajas’?) ou com o mesmo tipo de diálogos. No entanto, o rumo foi outro: foi voltar a mostrar a família disfuncional e a relação muito particular de Nelo e de Idália, mas à luz dos dias de hoje.
Sem piadas fáceis, garante o humorista, ou talvez só algumas; “até esta altura ainda não gravámos nenhum cena em que eu dissesse ‘paletes’ ou ‘resmas’ e ela ainda só me corrigiu uma ou duas vezes”.
É fácil perceber que o elenco não poderia estar mais feliz: para Herman e Maria Rueff é um prazer voltarem a trabalhar juntos; para os mais novos é uma honra poder contracenar com pessoas tão importantes no mundo do humor em Portugal.
E afinal, quem completa a família? Aidinha e Carla são as filhas, interpretadas respetivamente por Inês Sobral e Rita Tristão da Silva. O namorado de Aidinha é o Elias (Martinho da Silva) e a senhoria da mansão onde vivem, em Mem Martins é a D. Anália (Márcia Breia).
A estreia está marcada para esta sexta-feira à noite, na RTP1.