Estreia: Sábado, 2 de Janeiro às 18:35, na RTP2

Retrato da juventude daquele que viria a tornar-se o mais brilhante detetive siciliano!

 

O comissário Montalbano tornou-se famoso e as suas aventuras ficaram célebres. Achamos que sabemos tudo sobre ele, mas agora vamos conhecer a juventude do brilhante detetive siciliano.

Outono de 1990. Salvo Montalbano (Michele Riondino) é o jovem comissário-adjunto de Mascalippa, uma aldeia remota na Sicília mais recôndita, local que não aprecia por estar afastado do mar. O seu superior é Libero Sanfilippo, um comissário sábio e experiente, que o ensina a navegar nas investigações mais complexas.

Mas o carácter de Montalbano, intolerante às regras e mais atento à humanidade das pessoas do que às suas aparências, começa a manifestar-se, como acontece no caso da investigação do assassinato de Casio Alletto, um criminoso com antecedentes de roubo de gado. O jovem comissário-adjunto está noivo de Mery (Katia Greco), uma professora que trabalha na Catânia e com quem se encontra ao fim-de-semana. Apesar do amor que sente, Montalbano incomoda-se quando Mery pretende que o relacionamento pareça mais um casamento, ou pelo menos uma coabitação.

 

 

Graças a um tio que trabalha no ministério, é Mery que revela a Salvo o seu próximo destino: comissário-chefe em Vigata. Para Montalbano é um regresso, já que a sua infância, após a morte da mãe, foi passada em Vigata, cidade costeira da província de Montelusa. Em Vigata mora ainda o seu pai, um produtor de vinho, com quem Salvo parece não ter uma boa relação. Mas Vigata está junto ao mar, e isso basta para encher de alegria a alma do detetive.

O jovem comissário-chefe inicia as investigações. Apesar da idade, demonstra já a capacidade para resolver mistérios aparentemente muito complicados. O seu talento no trabalho, a que se dedica por completo, contrasta com as relações pessoais, onde é mais tímido e desconfiado.

Montalbano conhece novos colegas, incluindo Carmine Fazio (Andrea Tidona), um inspetor especialista que o ajuda a adaptar-se à nova realidade, Agatino Catarella (Fabrizio Pizzuto), um agente simpático e desajeitado, o jovem Giuseppe Fazio (Beniamino Marcone), filho do inspetor Carmine e ansioso para seguir os passos do pai, e Mimì Augello (Alessio Vassallo), com quem inicialmente não simpatiza.

 

Ficha Técnica

Título Original

Il Giovane Montalbano

Autoria

Andrea Camilleri, Francesco Bruni e Salvatore De Mola

Realização

Gianluca Maria Tavarelli

Intérpretes

Michele Riondino, Alessio Vassallo, Andrea Tidona, Fabrizio Pizzuto, Beniamino Marcone, Sarah Felberbaum, Adriano Chiaramida, Alessio Piazza, Maurilio Leto, Giuseppe Santostefano, Carmelo Galati, Massimo De Rossi e Massimiliano Davoli

Produção

RAI Fiction, Sveriges Television

Ano

2012

Duração

100' | 6 episódios

Relacionados