As últimas décadas da história da Argentina sob o olhar da coreógrafa Mathilde Monnier e do escritor Alan Pauls.
A coreógrafa francesa Mathilde Monnier (Mulhouse, 1959) e o escritor argentino Alan Pauls (Buenos Aires, 1959) inspiraram-se muito livremente num espetáculo de culto dos anos 80, Le Bal, transformado em filme por Ettore Scola. Nesse espetáculo, Jean-Claude Penchenat entou soletrar a história da França através da dança e das canções.
Encorajados pelo trabalho de Pina Bausch, Mathilde Monnier e Alan Pauls situam a sua versão na Argentina, a partir dos anos 70 até à atualidade e abordam desde o tango ao samba, da salsa ao futebol, sempre através das música e do movimento. Aqui coexistem música clássica e sons atuais, os últimos gritos Pop e cantos marciais, estações de rádio e canções infantis, música pimba e a poesia das zambas.
«Claro que a História está presente, mas da forma em que a podemos ver e sentir todos os dias nas ruas argentinas, que viveram levantamentos militares, híper inflação, pilhagens, mudanças abruptas de governos, crises terminais e ressurreições. Na Argentina de El Baile passa-se tudo ao mesmo tempo durante todo o tempo. É tudo contemporâneo de tudo, como uma paisagem composta de todos os destroços que ficaram depois de a História ter explodido!»