São sete novos projetos 100% digitais, criados e desenvolvidos por gente jovem e talentosa, que agora tem uma plataforma disponível para mostrar o seu trabalho – a RTP Play!
Quase uma centena de pessoas juntaram-se no Ferroviário Bar Terraço, em Lisboa, para conhecer os novos projetos do RTP Lab, resultado da Consulta de Conteúdos realizada pela RTP em 2018, a segunda destinada a projetos digitais, desenvolvidos nas redes sociais e exibidos na RTP Play. A terceira consulta está a decorrer neste momento e termina no fim de Maio.
Depois de projetos premiados e de sucesso como Amnésia, #CasaDoCais, Subsolo e APPaixonados, Inês Lopes Gonçalves foi a anfitriã de um evento de pouco mais de uma hora para dar a conhecer cinco séries de ficção e duas propostas de entretenimento e pedagogia para ver, em mais uma demonstração de verdadeiro Serviço Público.
O Diretor de Multimédia da RTP – João Pedro Galveias subiu ao palco para falar do RTP Lab, cujo principal objetivo tem sido, desde 2017, descobrir, incentivar e agregar talento, “uma geração que o mercado audiovisual em Portugal não conhece e que é fundamental que conheça”, em áreas como a realização, o guionismo, a sonoplastia, a edição, a fotografia, o design, a produção e a representação.
A RTP Play disponibiliza a estes criadores “uma plataforma para mostrar a sua criatividade, numa prova de que a RTP não tem medo de arriscar e de proporcionar oportunidades para novos criadores”.
A primeira novidade a ser apresentada foi On C@ll, série de Ruben R. Gomes, que subiu ao palco com os protagonistas Alexandra Pato e Rafael Costa para explicar do que trata esta hilariante e provocante comédia multiplataforma, onde o canal de Youtube da Suzana, a personagem feminina e o Instagram do personagem masculino, que se esconde sob pseudónimo, também desempenham um papel importante no desenrolar da história.
“On C@ll’ estreou a 6 de Maio e terá novo episódio todas as segundas-feiras, às 12 horas, na RTP Play. Antes de cada episódio, no entanto, há também novos conteúdos no Youtube de Suzana com Z e do enigmático Salvador Telles.
Bem diferente é ‘Menos Um‘, que ficará disponível na RTP Play, todos os episódios de uma assentada, a 16 de Maio.
Criada e protagonizada por Filipe Santos, esta série conta a história de um músico portuense que vem para Lisboa para tentar o sucesso, mas que tropeça em inúmeros obstáculos que resultam em situações caricatas ora divertidas, ora melancólicas.
O protagonista Alex assume uma dupla personalidade e transforma-se no músico PZ quando sobe ao palco. Foi o próprio PZ quem criou a banda sonora original da série, com músicas que já rodam nas rádios como “Banano” e “Realidade Paralela”.
‘Frágil‘ é uma proposta que mostra as inquietações das jovens mulheres de hoje.
A autora Filipa Amaro e as três protagonistas – Catarina Secca e Cruz, Rita Rocha Silva e Matilde Jalles falaram de uma história contada no feminino que aborda as relações, os desafios, o amadurecimento e a concretização de sonhos.
‘Frágil’ terá seis episódios entre os 20 e os 30 minutos e estreou a 7 de Maio, com novo capítulo disponível a cada terça-feira, na RTP Play.
Bem mais desconcertante é a proposta BAD & Breakfast, da autoria de Miguel Leão, disponível a partir de 30 de Maio.
O autor e os protagonistas Ana Valentim, Isaac Graça e Carolina Torres subiram ao palco para desvendar um pouco desta comédia futurista que usa a ironia para meter o dedo na ferida desta Lisboa “invadida por turistas”.
Insólito e por vezes nonsense é a proposta de ‘Inquilinos‘, de Rui Contra, que junta numa casa exígua, e por vezes surreal, o jovem pseudo casal Catarina e Fred, interpretados por Érica Rodrigues e Sérgio Coragem e alguns convidados, ou invasores, inacreditáveis.
A série, de cinco episódios, ficará disponível na íntegra a 13 de Junho, na RTP Play.
Mas nem só de ficção e humor serão as propostas na segunda temporada do RTP Lab. A jovem youtuber MathGurl – Inês Guimarães – juntou-se à realizadora Vanessa Fernandes para produzir o desafiante, mas pedagógico, ‘Matemática Salteada‘.
Esta série documental junta os conceitos da Matemática e da Gastronomia para aguçar o apetite e descomplicar números e equações.
Finalmente, foi dada a conhecer a diferente proposta de Joana Martins – #SóQNão.
São um conjunto de breves entrevistas sobre o preconceito que convidam à reflexão. A série estreia a 3 de Junho, às 12 horas, com uma nova conversa a cada segunda-feira.
O fim de tarde terminou com um show case de PZ, que tocou várias das músicas originais compostas para a série ‘Menos Um’.
Antes disso, no entanto, estava prepara uma enorme surpresa…
Foi apresentado o primeiro teaser da segunda temporada da #CasaDoCais, e contou com a presença dos autores e atores Helena Amaral e KikoIsHot.