Valorizar todo o setor da restauração, dar alento à produção nacional e promover as profissões
e o ensino na área da Gastronomia são alguns dos objetivos.
Catarina Furtado e José Carlos Malato, apresentadores da RTP,
voltam a ser os embaixadores do projeto.
Depois da nossa História, da Natureza, da Gastronomia, das Praias, das Aldeias, da Mesa, dos Doces e Património Cultural ….. a 10ª edição das 7 Maravilhas de Portugal® é dedicada à Nova Gastronomia.
“10 Anos depois da emblemática eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia onde honrámos a tradição do nosso receituário … Portugal mudou, e fez evoluir a sua Gastronomia baseada na nossa tradição culinária e na riqueza e frescura dos produtos dos nossos territórios” explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.
“Em 2021 vamos eleger uma gastronomia nova, inspirada na tradição, mas baseada nos produtos endógenos de cada região, onde observamos novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e promovendo maior sustentabilidade alimentar. Desde sempre que os Portugueses valorizaram o “estar à mesa”. Comer é um ato social único, uma alegria imensa, uma felicidade simples e fácil de obter que, mesmo nos tempos difíceis de hoje, não queremos abdicar. As nossas cozinheiras e cozinheiros de “mão cheia” alimentaram essa tradição de comer bem em casa, e fizeram-se depois, estrelas dos restaurantes únicos que encontramos por todos os cantos de Portugal, como em mais nenhum outro lugar do mundo” acrescentou.
As categorias a concurso são: Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, “no ano mais duro de sempre para a restauração e o turismo em Portugal, a RTP1 e as 7 Maravilhas associam-se à vontade de recuperar este setor e partem desta vez à procura da Nova Gastronomia Nacional. Inovação, criatividade, sustentabilidade, saúde, bem-estar – são palavras chave que estão atualmente na base do conceito de milhares de receitas, inspiradas nos melhores produtos portugueses, do mar ou da terra. Por detrás da nossa cozinha criativa estão séculos de tradição culinária combinados com uma poderosa rede de escolas de hotelaria e turismo, espalhadas por todo o país, e uma firme vontade de aprender para depois inovar, de milhares de jovens que optam por uma carreira na gastronomia. É este o ponto de partida para mais uma intensa jornada televisiva, ao longo do próximo verão, com os olhos na cozinha portuguesa do futuro”.
Para Ana Moreira, representante do Turismo de Portugal I Escolas, “as 7 Maravilhas são um tributo à gastronomia, à nossa cultura e identidade, ao que nos une enquanto portugueses. As Escolas do Turismo de Portugal não podiam deixar de abraçar este projeto que valoriza o ensino/formação, as profissões e os profissionais que estão ligados à gastronomia, dando um contributo essencial na ligação entre a inovação e a tradição”.
As candidaturas terminam a 28 de abril e são realizadas online no site oficial das 7 Maravilhas. Mais informações em 7maravilhas.pt.
7 Maravilhas® na RTP
Os 140 Finalistas Regionais serão votados por categoria num total de 21 programas, a realizar em direto pela RTP 1, nos meses de julho, agosto e setembro.
Numa primeira fase serão realizados 14 programas com todos os candidatos Finalistas Regionais. Nesta fase cada um dos 18 distritos e as 2 regiões autónomas estarão representados por 7 candidatos, um por cada categoria. Daqui resultarão 7 candidatos por categoria, num total de 49 Pré-Finalistas.
A fase das Pré-Finais que serão realizadas ao longo de vários programas especiais, vai permitir apurar 1 vencedor por categoria, resultando em 7 Finalistas que transitam diretamente para a Finalíssima.
Os 2ºs e 3ºs classificados de cada categoria, irão participar num programa de repescagem. Dos 14 participantes, 7 irão juntar-se um por categoria, aos finalistas já apurados. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 vencedores, um por categoria, como 7 Maravilhas da Nova Gastronomia®.
A Gala da Declaração Oficial está programada para 4 de setembro de 2021 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas®, apresentando em dupla a Grande Final.
Para José Carlos Malato, “as nove edições das 7 Maravilhas revelaram ao país e ao mundo um Portugal desconhecido por muitos. A edição deste ano vai continuar este trabalho de divulgação da excelência dos produtos que estão na base da nossa alimentação tradicional, em diálogo com abordagens mais contemporâneas de nutrição. Imagino uma edição cheia de imaginação, bom gosto e, até, mais poética. E como sabemos ‘a poesia é para comer. Estou muito feliz por fazer parte deste projeto. Vamos para a estrada! Bom apetite!”
Segundo Catarina Furtado, “para mim é um prazer enorme fazer parte deste projeto que vai muito além da minha estação de televisão. É mesmo de todas as pessoas que vivem no nosso incrível país. Hoje mais do que nunca temos de saber dizer ao mundo que Portugal é o lugar onde melhor se come! Nesta edição ninguém fica esquecido! Temos comida vegetariana, vegana, molecular sem nunca abandonar as nossas tradições e os nossos produtos da terra e do mar, petiscos e doces. Produtos nacionais confecionados com originalidade, estética, sustentabilidade, e sobretudo, muito sabor! Sabor a Portugal!”
O Conselho Científico é um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas (lista longa) e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo.
As 7 Maravilhas da Nova Gastronomia® contam com os seguintes 7 membros no Conselho Científico:
• AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
• ACPP – Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal
• APN – Associação Portuguesa de Nutrição
• Escolas do Turismo de Portugal
• RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico
• Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
• Ministério da Economia e Transição Digital
Há um estudo aos dados da Pordata do impacto Turístico e Económico, que comprova o “Efeito 7 Maravilhas®”. Aceda ao relatório completo aqui:
7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
7 Maravilhas – Praias de Portugal®, em 2012
7 Maravilhas de Portugal – Aldeias®, em 2017
7 Maravilhas à Mesa®, em 2018
7 Maravilhas Doces de Portugal®, em 2019
7 Maravilhas da Cultura Popular®, em 2020