E se a verdade fosse diferente do que nos contaram?
Uma nova perspetiva sobre momentos-chave da História do século XX.
Os mitos custam a morrer, e a história do século XX não é exceção a essa regra. Ainda hoje mantemos crenças populares que tomamos por verdades absolutas. Assim, acreditamos que Hiroshima causou a rendição do Japão, que o Plano Marshall salvou a Europa, que Adolf Hitler foi um génio militar ou que Mao Zedong foi, em última análise, um mal necessário para a modernização da China.
Certamente, esses julgamentos contêm alguma verdade, mas são resumidos demais para serem precisos e contradizem a realidade histórica ao negar a sua complexidade.
E se a verdade fosse um pouco diferente?
Ao explorar grandes mitos, a série documental de 4 episódios revisita momentos-chave da história do século XX por um ângulo inédito, dando uma nova perspetiva que proporciona uma interpretação mais subtil que traz à luz elementos que foram esquecidos ou por vezes ofuscados.
No 1º episódio: Hitler: A Arte da Derrota?
23 de novembro de 1939: Uma grande tempestade forma-se sobre a Europa. Depois de conquistar os Sudetos, a Checoslováquia e a Polónia, Hitler decide atacar a França e o Reino Unido. Um plano militar que os seus generais consideram suicida, mas o Führer impõe a sua lei…