No dia 18 de Junho de 2018 chegaram à Marina da Horta 46 veleiros vindos de vários oceanos e partes do mundo. O objectivo simbólico era o de percorrer, no mínimo, 1000 milhas náuticas e cruzar a meta o mais próximo do meio-dia nesse dia. Mas o objectivo maior era o da celebração da viagem e do encontro entre navegadores numa ilha no meio do Atlântico, a propósito do centenário do Peter Cafe Sport, que desde o seu início simboliza tudo isto.
O histórico Ocean Cruising Club juntou-se à organização e fez deste o maior Pursuit Rally da sua longa história. Através das histórias pessoais que cada celeiro revela – há quem tenha 50 anos de mar, há quem tenha feito a volta ao mundo, há quem tenha cruzado o Atlântico 14 vezes, há quem tenha conhecido a Horta nos anos 70 – conta-se a história de um dos cafés mais míticos do mundo para os chamados “aventureiros”.
Este documentário de Gonçalo Tocha acompanha essa semana de comemorações e através das histórias pessoais que cada velejador e cada veleiro revela conta-se a história de um dos cafés de marinheiros mais importantes e mais míticos do mundo. Em 2011, Gonçalo Tocha venceu o prémio principal do Doclisboa e teve uma menção especial no Festival de Locarno com o documentário “É na terra não é na Lua”, em que retratou as gentes da ilha do Corvo, nos Açores. Um arquipélago que também parece uma embarcação encalhada no Atlântico.