A trajetória de um dos maiores ícones da cultura brasileira, uma saga que ultrapassa o tempo e o espaço, as perdas e os sucessos.
Elza Soares chega a casa, em Copacabana e, cara a cara, diante do espelho, desafia-nos, numa saga que ultrapassa o tempo, explosões, pedreiras, lama, preconceitos, perseguições, perdas. Mas ela é dura: num rito, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fénix que com a força da natureza renasce na música e canta gloriosamente.
Diva da música nacional brasileira, dona de grande trajetória, Elza Soares conquistou tanto os palcos brasileiros como os do mundo inteiro. A realizadora Elizabete Martins Campos passou dez anos a preparar o documentário com e sobre Elza Soares, a nonagenária cantora de samba.
Ao mesmo tempo que conta, de forma assumidamente “visceral”, os altos e baixos da história da cantora, que chegou a ser vilipendiada pela sociedade brasileira aquando do seu casamento com o jogador de futebol Garrincha, tenta também traçar, através da voz de Elza, um retrato do Brasil ao longo desses tempos.