Estreia: Quinta-feira, 12 de Outubro às 15:30, na RTP2.

Uma jornada que nos transporta ao universo sensual e sofisticado da perfumaria e às ameaças que a biodiversidade vegetal enfrenta atualmente

 

Nesta série, cada um dos cinco episódios apresenta uma planta natural, a sua história, as ameaças que enfrenta, o ambiente e a população envolvida na sua produção. Da ylang ylang das Comores, à lavanda da Provença, ao sândalo da Nova Caledónia, ao cumaru da Venezuela e às rosas, os odores pertencem à memória dos homens, ao património, à história e à identidade que deve ser preservada.

Excesso de consumo, desflorestação, pesticidas, espécies invasoras e alterações climáticas, todas estas ameaças ao planeta têm um impacto na biodiversidade das plantas. Por todo o mundo, há espécies vegetais em perigo de extinção e entre elas as plantas odoríferas. Numerosas fragrâncias naturais e toda uma riqueza de perfumes estão a desaparecer. Um mundo de aromas variados que fazem parte da nossa herança olfativa.
Ao longo dos séculos aprendemos a captar essas fragrâncias que criadores talentosos, de olfato apurado, transformaram em perfumes.

 

 

Mas a perfumaria passou de um negócio artesanal para uma indústria lucrativa, consumindo cada vez mais matéria-prima. Hoje, os criadores de perfumes fazem soar o alarme. Plantas preciosas com o seu odor original estão em risco de desaparecer. Em torno da preservação desses recursos frágeis e únicos, dos quais depende a sua atividade, multiplicam-se novos modelos de projetos que associam as populações locais e indústria, o conhecimento ancestral e científico, a exploração sustentável e o comércio justo.

Este documentário leva-nos numa viagem pelo sofisticado e sensual universo dos perfumes, ao encontro de diferentes mundos e culturas.

 

Título Original: Tous Les Parfums du Monde

Realização: Bruno Victor Pujebet, Xavier Lefèbvre, Alexis de Favitski, Benoît Laborde

Produção: ZED para Arte

2015 – 52 minutos