A vida e a carreira de Ohad Naharin, génio artístico israelita que redefiniu a linguagem da dança moderna
Este é o incrível mundo de Ohad Naharin (n. 1952), diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva de Israel, considerado um dos mais importantes coreógrafos do mundo. O documentário, filmado ao longo de oito anos, capta a beleza da dança contemporânea e acompanha o processo criativo dos espetáculos únicos de Batsheva. Através de imagens exclusivas dos ensaios, materiais inéditos de arquivo e impressionantes sequências de dança, o realizador Tomer Heymann (Kfar Yedidia, Israel, 1970) conta a fascinante história de um génio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna.
Naharin foi pioneiro de uma linguagem de movimento inovadora, principal método de preparação dos bailarinos de Batsheva, que enfatiza a exploração da sensação e disponibilidade para o movimento. Gaga é uma nova maneira de ganhar conhecimento e autoconsciência através do corpo. Fornece uma estrutura para descobrir e fortalecer o corpo, aumentar a flexibilidade, a resistência e a agilidade, ao mesmo tempo que ilumina os sentidos e a imaginação. Gaga aumenta a consciência das fraquezas físicas e desperta áreas adormecidas. O trabalho melhora o movimento instintivo e conecta o movimento consciente e inconsciente, permitindo uma experiência de liberdade, cada um consigo próprio e com os outros.
«Há muitas coisas nisto (a dança): a importância de criar e colapsar, da delicadeza, ligar esforço a prazer, trabalhar sem espelhos, aprender a escutar o nosso corpo antes de lhe dizer o que fazer.» Ohad Naharin