Um diálogo entre uma grande figura da literatura e o seu tempo.
Escritor de renome internacional, frequentemente indicado para receber o Prémio Nobel de Literatura, Milan Kundera é uma personalidade intrigante. Quem é realmente este escritor que desapareceu da cena mediática há mais de trinta anos?
Através da sua produção literária, o documentário de Milos Smídmajer mergulha no mundo do autor, digno sucessor de Kafka, capaz de traduzir através da ficção a crueldade da História num estilo muito particular. A Brincadeira, A Vida Não é Aqui, A Insustentável Leveza do Ser, tantas obras-primas que surpreendem pela sua clarividência, erotismo desenfreado e humor feroz.
No meio da sua vida, desencantado com a juventude comunista, Kundera vê-se dividido entre a sua Checoslováquia natal e a França, o seu país adotivo, passando da busca pelo sucesso à recusa da notoriedade. O romance torna-se o seu refúgio, a sua única paixão e o tema principal do seu pensamento. Ao concentrar-se em questões universais sobre a existência humana e a responsabilidade individual, a sua obra é atemporal.
Em A Lentidão, A Ignorância, A Imortalidade, sublinha o valor da herança europeia profundamente humanista e castiga a sociedade atual, submetida aos ditames das imagens e slogans publicitários que inundam o planeta. Concebido como uma odisseia, o documentário lança luz sobre um conjunto de temas fascinantes da nossa modernidade.