Magnífica série documental sobre os dramáticos anos 1920 e 30, uma época emocionante e contraditória, que ambicionava dar origem a um novo mundo, mas originou uma nova guerra mundial
11 de novembro de 1918. A Grande Guerra chega finalmente ao fim e uma nova era está prestes a começar. A paz transforma a Europa num laboratório onde se experimentam ideias, esperanças e projetos sociais inéditos. Apesar da tristeza, da desilusão e dos velhos medos, emergem novos sonhos e esperanças… mas também novos ódios. Daqui desponta uma época fervilhante, contraditória e emocionante.
Mas como é que, no espaço de 21 anos, as mentalidades mudaram a tal ponto que abriram caminho às ditaduras, à discriminação violenta das minorias e a uma nova guerra?! Através dos diários, cartas e memórias, seguimos o destino de homens, mulheres e crianças da França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Áustria, Suécia, Polónia e União Soviética. Pessoas atraídas para a guerra pelas suas convicções que revelam a história da Europa com todas as suas contradições.
Da Revolução Bolchevique à Guerra Civil Espanhola, da tomada de poder de Mussolini ao golpe de Estado de Munique, 1918-1939: Clash of Futures segue os passos dos protagonistas de uma época de paixão e fúria que ambicionava dar origem a um novo mundo, mas originou a maior guerra de sempre.
No primeiro episódio:
O armistício proclamado a 11 de novembro de 1918 decreta a derrota da Alemanha.
A jovem Apolonia Chalupiec sonha tornar-se atriz em Berlim. O cineasta Ernst Lubitsch dá-lhe essa oportunidade, confiando-lhe o papel principal de Carmen.
Hans Beimler recusa uma missão absurda e participa no motim dos marinheiros de Kiel, prelúdio para o colapso do Império Alemão.
Marina Yurlova, uma ex criança-soldado que lutou pelo czar, é resgatada duas vezes do esquadrão de fuzilamento por um oficial e foge para escapar do Exército Vermelho.
Marie-Jeanne Picqueray, que escapou da gripe espanhola, vai para Paris para fugir do marido violento.