RTP Lab produz dois documentários digitais no feminino

O Meu Sangue quebra os tabus sobre a menstruação e Queen of The Horses dá a conhecer a artista Alice Joana Gonçalves.

 

A primeira série documental a estrear no âmbito a Consulta de Conteúdos Digitais é O Meu Sangue, da autoria de Tota Alves e Victor Ferreira, lançada na RTP Play nos dias 4, 5 e 6 de Março, a tempo do Dia Internacional da Mulher.

Quantas de nós já pediram em segredo um penso higiénico à amiga? Faz sentido ter vergonha? Não.
Na publicidade a pensos, copos menstruais ou tampões vemos sempre cuecas branquinhas e sangue azulado. A justificação deve-se à alegada repugnância associada ao sangue. Mas levanta-se a questão: como é que algo tão natural, que gera vida, pode causar repúdio ou nojo?

 

 

Os três episódios desta série produzida pela VIDEOLOTION (Subsolo) falam sobre menstruação sem tabus. Senhoras que não sabiam o que era, meninas já muito informadas, homens com útero, meninos confusos. Todos e todas viemos do mesmo lugar: uma vagina que sangra. Os depoimentos abordam a menstruação e pretendem pôr fim ao secretismo que o envolve.

 

«Que as mulheres se vejam umas às outras e se aceitem sem o nojo que lhes dizem ser suposto ter. Para mostrar aos homens o quão natural é tudo o que envolve os corpos, o sangue, a vida. No fundo, mostrar ao mundo imagens reais do que é real.» Tota Alves

 

Diferente é a proposta Queen of the Horses, da autoria de Alice Joana Gonçalves, a disponibilizar na RTP Play a 12 de Março.

Dividido em três partes, o documentário é um retrato biográfico em que a inclusão dos dois realizadores – João Pedro Fonseca e Pedro Cabeleira -, pinta uma forma exterior de observar o mundo e a artista visual Alice Joana Gonçalves, ditando também como o próprio meio artístico se olha a si mesmo.

 

 

Entre processos de colagem digital, vídeos, sons, música e registos das performances ao vivo, nasce um compasso de tempo que marca as ideias e monta uma interpretação pessoal da artista.

A série mostra ainda o processo criativo, os ensaios e a visão dos artistas que acompanharam Alice Joana Gonçalves no seu percurso, culminando num depoimento da própria sobre a sua visão e o seu trabalho.

 

«‘I Am the Queen of The Horses’, é uma IMAGEM de mim própria que repito milhões de vezes e que projeto no futuro. Uma jovem mulher artista que cavalga um lindo cavalo selvagem e em que ela própria se sente um cavalo – livre nas ideias, mas questionando e desconfiando da sua forma de estar e ser, ajustando-se esforçadamente pela imagem de si própria.» Alice Joana Gonçalves

Relacionados