Mergulhe na maior série documental alguma vez realizada em Portugal sobre a vida marinha.
“Mar, a Última Fronteira” é uma série de seis episódios que relata as experiências de um grupo de mergulhadores, liderada pelo cineasta subaquático Nuno Sá, a explorar o Mar de Portugal de Norte a Sul, incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira. Com base no Oceanário de Lisboa partem num conjunto de expedições com o objetivo de dar a conhecer a riqueza e biodiversidade das águas Portugueses.
Passando por experiências tão diversas como mergulhar com o maior animal do planeta, descer a bordo de um submarino aos 1000 metros de profundidade, conhecer os velozes tubarões azuis, mergulhar rodeados de dezenas de jamantas ou mesmo mergulhar com a foca mais rara do mundo. Contando com a ajuda de equipas de mergulhadores, investigadores científicos, arqueólogos subaquáticos e entusiastas do mar vamos revelar os 97% de Portugal que é Mar, nesta que á a maior série alguma vez realizada em Portugal sobre a sua extraordinária vida marinha.
Um projeto da RTP, desenvolvido em parceria com o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul e realizado pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá, este documentário vai mostrar aos espectadores o mar de Portugal, através de imagens únicas e exclusivas.
1º episódio: O Algarve
Grutas, naufrágios, e a maior população de cavalos-marinhos do mundo – tudo isto e muito mais consta do itinerário dos nossos mergulhadores. A equipa de “Mar – A Última Fronteira” está de partida do Oceanário de Lisboa, rumo ao destino da primeira expedição: a costa algarvia e todas as suas histórias – do sotavento ao barlavento.
2º episódio: Centro e Norte de Portugal
A equipa de mergulhadores parte de Sagres para navegar mais de 400 km e mergulhar nas águas cristalinas e cheias de vida que rodeiam a maior montanha submarina da Europa, o Banco Gorringe. Ao largo de Sesimbra irão mergulhar rodeados de velozes tubarões azuis partindo depois rumo à solarenga costa de Cascais para conhecer o melhor sítio do país para mergulhar com tubarões pata-roxa. Acabam a viagem em Matosinhos para mergulhar por entre os escombros de um U-boat alemão da Segunda Guerra Mundial.
3º episódio: Ilha do Corvo, Faial e Pico
Os mergulhadores partem rumo às ilhas dos Açores para embarcar em algumas das experiências mais extremas que podem ser vividas no mar de Portugal. Ao largo da ilha do Faial desce aos mil metros de profundidade, a bordo de um dos poucos submarinos existentes no mundo capazes de suportar as pressões extremas das águas abissais. Mas não fica por aí, vai ainda mergulhar com o maior animal que alguma vez habitou o planeta terra – a colossal baleia azul – e visitar a única reserva marinha voluntária de Portugal na mais pequena ilha dos Açores.
4º episódio: Ilha Terceira e Ilha de Santa Maria
A equipa continua as suas aventuras nos mares dos Açores, mergulhando no topo de um vulcão submarino que foi outrora a décima ilha dos Açores, o banco D João de Castro. Mas esta expedição leva-os ainda ao extremo Sul dos Açores para conhecer a vida secreta das Jamantas de Santa Maria e um dos locais de mergulho mais remotos e intocados de Portugal, a reserva natural dos ilhéus das Formigas.
5º episódio: Madeira e Desertas
A equipa parte à descoberta da Madeira. Se pensa que já conhece esse bonito arquipélago de duas ilhas, pense outra vez… É que a Madeira, na totalidade e não apenas na parte habitada pela espécie humana, é composta na verdade por sete ilhas, dotadas de uma vida marinha única a nível mundial. A equipa mergulhou entre os grandes meros do Garajau, a primeira reserva exclusivamente marinha criada em Portugal. E descobriu o santuário onde se esconde a foca mais rara do mundo.
6º episódio: Porto Santo e Ilhas Selvagens
Os mergulhadores parte à descoberta de uma extensa área marinha protegida, ao largo das solarengas praias da ilha do Porto Santo, que alberga dois dos melhores mergulhos em naufrágio em Portugal e mesmo da Europa. Cada compartimento destas enormes estruturas metálicas serve hoje de refúgio a uma imensidão de espécies marinhas.
O último episódio desta série conta ainda com uma visita ao local de mergulho mais remoto e inexplorado de Portugal e algumas das águas mais pristinas do nosso planeta, as ilhas selvagens.