Uma história nostálgica e evocativa que se desenrola na Sicília nos anos 40, sobre o fascínio de um adolescente por uma mulher deslumbrante.
“Malèna” é um filme de Giuseppe Tornatore, com música do incontornável Ennio Morricone, onde a sensualidade de Monica Belluci é intensificada para tratar a problemática da beleza nas formas com que o ser humano é arrebatado pelo seu poder sedutor, situação esta que o conduz a perder o controlo sobre a sua razão e o leva a praticar ações destrutivas, tanto de ódio como de ressentimento.
Belluci é Malèna, o maior desejo de Renato, um dos adolescentes do grupo que a segue para onde quer que vá, cuja imaginação leva o seu desejo a limites inesperados de fantasia obsessiva. É através de Malèna que Renato aprende as lições de vida que o irão marcar para sempre, numa história de amor, perda e coragem.
O filme recebeu a nomeação para dois óscares nas categorias de “Melhor Fotografia” e “Melhor Banda Sonora” no ano de 2001.
Título Original: Malèna
Com: Monica Bellucci, Giuseppe Sulfaro, Luciano Federico, Matilde Piana, Pietro Notarianni, Gaetano Aronica, Gilberto Idonea, Angelo Pellegrino, Gabriella Di Luzio
Realização: Giuseppe Tornatore
Produção: Carlo Bernasconi e Harvey Weinstein
Autoria: Giuseppe Tornatore e Luciano Vincenzoni
Música: Ennio Morricone
2000, 96 minutos