A ficção portuguesa continua a ser aposta forte da RTP1. A produção de séries nacionais tem ganho cada vez mais espaço regular na programação, com conteúdos inovadores e passíveis da sua internacionalização.
Atualmente os telespectadores da RTP podem assistir a três séries de ficção, tendo duas delas chamado a atenção dos grandes players do streaming. As recentes estreias refletem, acima de tudo, uma programação assente na qualidade e diversidade de género, conforme sublinha José Fragoso, diretor da RTP1: “Nós gostamos que haja uma diferenciação de projeto para projeto. Por exemplo, tivemos a série Abandonados, que retratou um episódio histórico passado nos anos 40 e demos agora um salto para os anos 80 com a série Cavalos de Corrida, com um perfil completamente diferente“.
Destaque também para os projetos Motel Valkirias e Operação Maré Negra, que estreitaram a relação da RTP com a HBO e a Prime Video, respetivamente. Outros dois importantes projetos que envolvem “equipas e atores de renome de vários países, permitindo que seja vista por milhões de pessoas em todo o mundo através de várias plataformas“. A pensar no mercado internacional, cada vez mais competitivo, a RTP tem investido “em melhores condições” na produção de séries e no circuito de distribuição, refletindo-se em novas encomendas e parcerias.