O compositor Luís Tinoco foi distinguido com o Prémio Pessoa 2024, um dos mais prestigiados galardões culturais do país, anunciado esta quinta-feira pelo júri numa conferência de imprensa no Palácio de Seteais, em Sintra. O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que visa reconhecer a atividade de indivíduos portugueses que desempenham um papel significativo na vida cultural e científica do país.

A obra de Luís Tinoco foi elogiada pelo júri por revelar “um forte domínio da forma e da instrumentação“, bem como pela sua “linguagem eminentemente pessoal, que privilegia a comunicação afetiva com o público sem comprometer o rigor da escrita“. Tinoco ficou “imensamente feliz e surpreendido” por ser o escolhido deste ano, num país que, “entre a área das Artes, das Ciências e das Letras está recheado de pessoas que merecem este prémio“. O compositor sublinhou que este reconhecimento é “um voto de confiança enorme“, não só a nível pessoal, mas também para a área profissional em que se insere, a música clássica e erudita. Tinoco também aproveitou a oportunidade para refletir sobre a pouca presença da música neste prémio ao longo dos anos, afirmando que espera que este galardão contribua para colocar a música e os músicos portugueses no centro das atenções e para revitalizar a área da música erudita em Portugal.

Com uma carreira longa e distinta, Luís Tinoco tem também sido uma figura ativa na promoção de novos talentos da música. Dirige há vários anos o Prémio e Festival Jovens Músicos da Antena 2, uma plataforma criada para estimular e promover as novas gerações de intérpretes formados pelas escolas de música do país. Para além disso, há mais de 20 anos que o compositor tem contribuído para a divulgação da música erudita na Antena 2, consolidando ainda mais o seu papel como defensor e divulgador da música clássica em Portugal.

Esta é a terceira vez que o prémio é atribuído a uma figura da área da música, depois da pianista Maria João Pires (1989) e do compositor Emmanuel Nunes (2000).