Estreia: Quinta, 15 de Março às 23:15, na RTP2

Homenagem a um dos principais cineastas italianos, marcado pela transgressão, o mal e o proibido, cuja originalidade continua a inspirar o cinema de todo o mundo

 

Tributo de Elisabeth Kapnist e Christian Dumais-Lvowski que, de Rocco e os seus irmãos a O Leopardo, de O Estrangeiro a Morte em Veneza, este documentário traça uma linha dourada desde o nascimento de Visconti, em 1906, até à sua morte, em 1976. Nascido numa das mais importantes famílias da aristocracia italiana, o Conde Visconti di Modrone poderia ter sido apenas um homem rico e culto, vivendo no luxo e na ociosidade, mas Luchino queria outro destino.

Esta é a história incrível de um artista brilhante, dedicado à arte, ao teatro, à ópera e ao cinema, um homem empenhado, um camarada do Partido Comunista que resistiu ao fascismo. O filme revela a transgressão que atravessa todo o seu trabalho em vários temas como a família, a sexualidade, as perversões.

Com filmagens em Roma, Veneza e Milão, através de imagens raras  e arquivo, vídeos e testemunhos inéditos de pessoas que o conheceram e estudaram a sua obra, como Laurence Schifano – professora e especialista de cinema italiano, Luchino Gastel – sobrinho e afilhado da cineasta Caterina d´Amico, filha de Suso Cecchi d´Amico, principal argumentista dos filmes de Visconti, Elisabeth Roudinesco – historiadora e ainda o cineasta Olivier Assayas, este documentário revela-nos um homem mais perto do sua essência, que toda a vida procurou a verdade, seja histórica, social ou apenas humana.

 

Ficha Técnica

Título Original

Luchino Visconti - Entre Vérité et Passion

Autoria

Elisabeth Kapnist e Christian Dumais-Lvowski

Realização

Elisabeth Kapnist

Produção

François Duplat, Patricia Houtart (Bel Air Media) | Arte France, INA, AVRO, ORF

Ano

2016

Duração

52'

Relacionados