Estreia: Quarta, 25 de Outubro às 23:00, na RTP2.

O percurso incrível de um estudante da classe média que se tornou uma das figuras mais importantes e influentes da História

 

Alguns consideram que Lenine era um violento terrorista, outros acham que foi um génio político. O jornal alemão liberal Prager Tagblatt reconheceu-o como uma das figuras mais influentes do século XX, descrevendo-o como “grande, enigmático e aterrorizante”.

Este documentário de Ullrich H. Kasten e Hans-Dieter Schütt analisa como um bom menino de uma família simples iniciou uma revolução que destruiu o Império Russo e fundou um novo mundo, a União Soviética, em seu lugar.

Vladimir Illich Ulyanov está intrinsecamente ligado à Revolução de Outubro de 1917. Mas quem era aquele que passou a ser conhecido, simplesmente, por Lenine, exactamente?

Ele queria derrubar a monarquia e modernizar a Rússia. Instituiu a URSS e tornou-a numa potência mundial. Queria libertar os povos do mundo, espalhar o socialismo por todo o mundo e, no entanto, cedeu ao desejo de um poder incontrolável. Quando morreu em 1924, legou ao século XX um novo ditador, de quem milhões de pessoas seriam vítimas.

 

 

Este documentário segue a história da conversão do aluno de classe média ao radicalismo político, a sua rápida ascensão como um político ambicioso para a liderança do partido comunista e desenha uma imagem nova e excitantemente contraditória de Lenine.

 

Título Original: Lenin – The End Of A Myth

Produção: LOOKS Filmproduktionen GmbH com ZDF/arte

Produção Executiva: Martina Haubrich

Autoria: Ullrich H. Kasten, Hans-Dieter Schutt

2012 – 55 minutos