O consagrado coreógrafo sueco Alexander Ekman tenta compreender o que é a criatividade, com a ajuda de talentos criativos como Marina Abramovic, Tran Anh Hung ou Mats Ek.
É possível definir a criatividade e os mecanismos por trás dela? O que é a criatividade? Quem é criativo e como é que alguém se torna criativo?
Alexander Ekman sempre se intrigou com o que impulsiona a criatividade, de onde ela vem e se é ou não possível contê-la e entendê-la. O coreógrafo sueco mergulha no assunto ao conhecer cientistas, professores, artistas, cineastas e coreógrafos, com o objetivo de tentar compreender todos os aspetos do fenómeno.
Com dança, diversão e criatividade no seu âmago, este documentário tenta, e talvez tenha sucesso, analisar e descrever o que é realmente a criatividade. Talvez as respostas de alguma forma transcendam o próprio Ekman. Durante a produção, Ekman enfrenta uma missão grandiosa e um momento de definição de carreira: uma peça de dança na Ópera de Paris.
Construído em três atos, o documentário explora o que é a criatividade, através do encontro com pessoas como a cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, a professora Shelley Carson, o coreógrafo Mats Ek, a artista performática Marina Abramovic, o diretor artístico do Joffrey Ballet Ashley Wheather, o cineasta vietnamita Tran Anh Hung, a professora Linda Hill, a realizadora Tiffany Hsiung, o CEO da David Lynch Foundation, Bob Roth, e vários outros, e tenta dar sentido à força abstrata e muitas vezes transcendental que é a criatividade.