Estreia: Terça, 17 de Abril às 23:45, na RTP2

O retrato de uma mulher extraordinária, aventureira destemida e notável contadora de histórias 

 

A escritora dinamarquesa Karen Blixen nasceu a 17 de abril de 1885, em Rungstedlund. No dia do seu aniversário, a RTP2 transmite um documentário que traça o retrato incrível da autora de África Minha e A festa de Babette.

Pioneira na sua época, Karen Blixen é hoje considerada uma das grandes escritoras do século XX. Entre a Dinamarca, seu país natal, e o Quénia, lar que adotou durante dezassete anos, a baronesa Karen levou uma vida extraordinária. Foi em África, um continente que amou profundamente e onde verdadeiramente se encontrou, que experimentou grande alegria e grande tristeza até por fim regressar às origens, à casa de família, onde iria aliviar a sua dor através da escrita. “Ninguém pagou um preço tão elevado como eu para se tornar escritor”. Regressada a casa de coração partido e já perto dos 50 anos, é na luz setentrional da Dinamarca que escreve a sua obra mais famosa, brilhantemente adaptada ao cinema pelo cineasta Sidney Pollack, com as interpretações de Meryl Streep e Robert Redford.

Construído à volta dos diários de viagem, dos desenhos, das cartas e das fotografias, este documentário de Elisabeth Kapnist traça o retrato de uma mulher extraordinária, uma aventureira destemida e uma notável contadora de histórias digna de uma moderna Xerazade.

 

Ficha Técnica

Título Original

Karen Blixen, le songe d'une nuit africaine

Realização

Elisabeth Kapnist

Fotografia

Nicolas Le Gal

Música

Greco Casadesus

Produção

La Compagnie des Phares et Balises (CPB), ARTE France

Ano

2017

Duração

52'

Relacionados