A vida e carreira do célebre maestro austríaco Herbert von Karajan, figura incontornável da história do Teatro alla Scala de Milão
Através de material inédito dos arquivos do teatro milanês, entrevistas e excertos de óperas famosas, este documentário em duas partes revisita a vida e carreira de um dos maestros mais célebres de todos os tempos e em todo o mundo.
Herbert von Karajan nasceu em Salzburgo, a 5 de abril de 1908. Concluiu os estudos na cidade de Mozart e mudou-se para a capital austríaca. Em 1933 dirigiu pela primeira vez a Filarmónica de Viena e em 1937, aos 29 anos de idade, tornou-se no maestro mais jovem de toda a Alemanha. No mesmo ano, em Berlim, Karajan dirigiu de cor a ópera “Tristão e Isolda” de Wagner.
Para os críticos, o jovem maestro é uma revelação e um verdadeiro prodígio. Com o apoio do maestro e compositor Victor De Sabata, Karajan estreou-se no Scala a 9 de maio de 1940. Foi o seu primeiro concerto em Itália, um enorme sucesso que marcou o início da colaboração entre Karajan e o palco onde os músicos de todo o mundo sonham apresentar-se.