Qual é o preço da verdade?
Regresso do thriller político francês sobre o arrepiante universo dos lobbies, jogos financeiros e diferentes poderes em ação no nosso modelo agrícola.
Na 2ª temporada da série francesa mergulhamos na tortuosa opacidade dos becos do poder, onde a ferocidade vem à tona por trás de máscaras e sorrisos. Deputados, ministros, sindicalistas, lobistas, representantes dos meios de comunicação… todos, ou quase todos, procuram primeiro tirar vantagens pessoais, segundo alianças táticas que tornam o funcionamento democrático semelhante a um vasto jogo de enganos.
Como muitas vezes acontece, um primeiro alerta (os cereais retirados tarde do mercado, com níveis elevados de pesticidas) abre, como uma caixa de Pandora, uma nova investigação: as crianças são por sua vez envenenadas por leite de vacas alimentadas com grãos venenosos.
A série expõe magistralmente a mecânica criminosa do lucro a todo o custo e presta homenagem à luta por justiça daqueles, denunciantes, vítimas, ativistas ou jornalistas, que se opõem a isso.
No 1º episódio:
Diante dos excessos criminosos de uma multinacional e da passividade do Estado, uma jornalista combativa e uma ativista ambiental personificam duas faces da resistência.
Um ano após a vitória do decreto que proíbe certos agrotóxicos na agricultura, a situação agrava-se desafiando a lei.
No norte da França, durante uma visita escolar aos silos para armazenagem de grãos da cooperativa Vitalia, que tem praticamente o monopólio na região, estudantes desmaiam…