Documentário de Pedro Magano sobre as romarias de São Miguel
Rodado nos Açores, durante a semana da Quaresma, Irmãos mostra uma ilha prostrada à fé de um grupo de homens que, todos os anos, se juntam num ritual secular de fé, esperança e partilha.
Centenas de homens e crianças caminham durante uma semana, alinhados pelas estradas e pelos trilhos da Ilha de São Miguel, um lugar sagrado onde a natureza e a fé se conjugam. Movidos pela crença e pela irmandade, rezam por eles, pelos seus e por quem encontram pelo caminho. Levam mais de 300 quilómetros nos pés e outros tantos de cansaço, de lágrimas, de alegria, de esperança. Um ritual único que acontece há mais de 500 anos, mas que é desconhecido da maior parte dos portugueses.
Ao longo do filme vamos perceber a união que existe entre estes irmãos, de diferentes gerações, e como cada um deles vive a sua romaria. Patrício é o mais novo do grupo que, com apenas 12 anos, carrega a cruz e conduz os 53 homens do Rancho de Ponta Garça.
Irmãos, primeira longa-metragem de Pedro Magano, conquistou o Grande Prémio do Festival Caminhos do Cinema Português em 2015 e, no ano seguinte, o Lince de Ouro de Melhor Documentário no Fest – New Directors FilmFestival.