Um tributo ao cineasta sueco, por ocasião dos 100 anos do seu nascimento, na visão dos coreógrafos Alexander Ekman, Par Isberg, Pontus Lidberg e Joakim Stephenson
No seu ofício de realizador, Ingmar Bergman (Upsália, 14 de julho de 1918 – 2007) era também um coreógrafo. Ao longo dos filmes e peças de teatro percebe-se a sua refinada linguagem coreográfica nos sublimes movimentos de uma cabeça, de um braço, num piscar de olho, orientando o ator numa dança lenta ao redor da sala.
Os conceituados e inovadores coreógrafos suecos Alexander Ekman (n. 1984), Pär Isberg (n. 1955), Pontus Lidberg (n. 1977) e Joakim Stephenson, e as bailarinas principais do Royal Swedish Ballet, interpretam Bergman em quatro extraordinárias performances de dança que exprimem relações humanas e sentimentos intensos – palavras não expressas transformadas em movimento.
As danças são interligadas por imagens de rara beleza da ilha de Farö, onde Ingmar viveu, e da poética casa em Hammars, e pela voz do próprio cineasta que revela os seus pensamentos sobre o movimento e a música. Uma homenagem à sua estética singular e à sua extraordinária reflexão sobre a poesia visual do movimento e do poder emocional da contemplação silenciosa.
Some thoughts on Bergman and dance
Coreografia & dança: Alexander Ekman
Música: Frédéric Chopin
Guião: Ekman/ Bergman
Samband – Band – Saraband
Choreografia: Pär Isberg
Bailarinos: Nadja Sellrup & Oscar Salomonsson
Música: J. S. Bach
Solista: Torleif Thedéen
A pre-study
Choreografia & dance: Pontus Lidberg
Música: Stefan Levin
Narradora: Stina Ekblad
Dramaturgia: Adrian Silver
Onapers
Choreografia: Joakim Stephenson
Bailarinas: Nathalie Nordquist & Jenny Nilson
Música: Stefan Levin