Sábado, 2 de Junho às 22:15, na RTP2

Uma das óperas mais apreciadas de sempre, numa produção da Ópera Nacional de Paris. Obra do compositor alemão Engelbert Humperdinck, com libreto da sua irmã, baseado no conto dos irmãos Grimm

 

Em 1881, Engelbert Humperdinck (1854-1921), de 27 anos de idade, torna-se assistente de Richard Wagner em Bayreuth. Os dois anos que se seguiram foram de intensa colaboração artística e marcaram indelevelmente a vida e o estilo do jovem compositor. Em 1883, o Mestre morre. Humperdinck viaja por toda a Europa, acabando por se tornar num conceituado professor. Dez anos mais tarde, em Weimar, Humperdinck completa sua obra-prima, Hänsel e Gretel. A irmã Adelheid Weette (1858-1916) escreveu o libreto, inspirado pelo conto de fadas dos irmãos Grimm.

A ópera estreou no Natal sob a entusiasta direção de Richard Strauss. Humperdinck mantinha um gosto wagneriano pela melodia contínua e o leitmotiv, no entanto, a ópera de conto de fadas (Märchenoper) também se baseou em canções infantis e em melodias populares cujas origens tendem a perder-se no tempo. O resultado é uma obra surpreendente, profunda e familiar. Evocam-se memórias da infância e encontram-se os irmãos perdidos na floresta, apanhados pela bruxa na sua casa de guloseimas.

Na casa de um pobre vassoureiro, perto da floresta, os dois filhos Hänsel e Gretel estão cheios de fome e só pensam em comida. Largam o trabalho e começam a brincar até que a Mãe os repreende. Na confusão parte-se o pote de leite destinado ao arroz-doce. Arruinada a sobremesa, a Mãe manda as crianças colher amoras na floresta. Quando o pai chega, feliz por ter conseguido fechar um bom negócio, fica assustado ao saber que as crianças foram colher amoras. Na floresta existe uma Bruxa Má que come crianças. Hänsel e Gretel encheram um cesto de amoras, mas perdem-se e ficam cheias de medo. Aparece a Fada do Orvalho e o João Pestana que lhes salpicam os olhos. Quando acordam, Hänsel e Gretel vêem uma casa feita de guloseimas. A Bruxa apanha as crianças e prepara-se para as meter no forno mas Hänsel e Gretel conseguem enganar a Bruxa e empurram-na para dentro do forno. Com o fim da Bruxa, todas as crianças são libertadas em grande alegria.

 

 

Ficha Técnica

Título Original

Hansel und Gretel

Intérpretes

Hansel - Daniela Sindram (Soprano), Gretel - Anne-Catherine Gillet (Soprano), Peter - Jochen Schmeckenbecher (Barítono), Gertrud - Irmgard Vilsmaier (Soprano) e Bruxa - Anja Silja (Soprano)

Música

Engelbert Humperdinck

Orquestra da Ópera de Paris

Maestro

Claus Peter Flor

Coro Infantil da Ópera de Paris

Maîtrise des Hauts-de-Seine

Realização

Andy Sommer

Produção

Opéra de Paris Production, Bel Air Media

Ano

2013

Duração

114'

Relacionados