Sábado, 6 de Maio às 22:10, na RTP2

A clássica história de amor, traição e redenção é revisitada nesta deslumbrante versão do aclamado bailarino e coreógrafo inglês Akram Khan

 

Um dos maiores bailados românticos de todos os tempos, Giselle é o primeiro grande bailado coreografado por Akram Khan (Londres, 1974), bailarino e coreógrafo inglês de origem bangladeshiana. Quando a cortina se abre, dançarinos na sombra empurram uma grande parede. A partir desse momento, Giselle impressiona pelas imagens poderosas e coreografias hipnotizantes.

Giselle faz parte de uma comunidade de trabalhadores migrantes de fábricas de roupas (os Párias). Com o encerramento da fábrica, os Párias perdem o trabalho e são despojados (por um muro alto) das suas esperanças de subsistência e segurança. Passam a ser pouco mais que entretenimento exótico para os Proprietários da fábrica.

 

 

Os cenários e figurinos de Tim Yip, designer vencedor do Óscar da Academia, e a atmosfera criada pelo desenho de luzes de Mark Henderson, vencedor do Tony, projetam uma fábrica condenada e os fantasmas vingativos que aparecem nas sombras. A partitura de Vincenzo Lamagna, adaptada da original de Adolphe Adam, é interpretada pela Orquestra Filarmónica do English National Ballet.

Desde sua estreia em 2016, Giselle tem entusiasmado plateias por todo o mundo.

 

Ficha Técnica

Título Original

Akram Khan´s Giselle

Direção e Coreografia

Akram Khan

Intérpretes

Tamara Rojo, James Streeter, Jeffrey Cirio e Stina Quagebeur

Cenários e Figurinos

Tim Yip

Música

Vincenzo Lamagna

Orquestração

Gavin Sutherland

Desenho de Luzes

Mark Henderson

Dramaturgia

Ruth Little

Produção

Janie Valentine MIF | Sadlers Wells

Ano

2017

Duração

98' | 2 atos

Relacionados