Com libreto de Giovacchino Forzano, baseada num episódio do Inferno de Dante, esta ópera cómica conta com o tenor Plácido Domingo no papel principal
Baseada no Canto XXX da Divina Comédia de Dante Alighieri, Gianni Schicchi estreou no Metropolitan Opera New York em 1918, sendo a única ópera cómica de Giacomo Puccini e a terceira e última apresentação do famoso Il Trittico.
A história começa com a morte de um patriarca de uma família de Florença que teve a audácia de deixar a sua fortuna para um mosteiro em vez de a deixar à sua gananciosa família. Gianni é convidado a reescrever o testamento em benefício da família. Mas a família desconhece que Gianni tem a sua própria agenda e está determinado a ajudar dois jovens amantes…
No dia 12 de setembro, Gianni Schicchi inaugurou a temporada 2015/2016 da LA Opera que marca o seu 30º aniversário. Esta adaptação transpõe a história para uma era mais moderna, com alusões ao cinema italiano, mantendo o ritmo rápido das comédias realizadas por Woody Allen.
A produção do realizador nova-iorquino viu pela primeira vez a luz do dia em 2008, na cidade de Los Angeles, viajou para o Teatro Real em Madrid e agora volta a casa, reestabelecida por Kathleen Smith Belcher – um regresso tão esperado por audiências e críticos.