Bailado do coreógrafo norte-americano John Neumeier com música de Schubert.
A luz fantasma, uma lâmpada única que ilumina o palco quando os ensaios ou apresentações acabam, faz parte de uma longa tradição teatral. Diz a lenda que a luz brilha para proteger os atores, patronos e o teatro dos fantasmas de ex-artistas, para que estes se apresentem durante toda a noite e não perturbem ou atrapalhem os espetáculos atuais!
Neste exato momento, por causa da pandemia, inúmeros palcos, principalmente na América do Norte, são iluminados por uma luz fantasma. O Hamburg Ballet foi uma das primeiras companhias de bailado a regressar aos seus estúdios após o primeiro confinamento, realizando a estreia mundial da criação de John Neumeier “Ghost Light”, com música para piano de Franz Schubert.
O novo bailado de Neumeier, criado para o seu grupo de 55 bailarinos, apresenta o sentimento solitário que brilhou nos palcos enquanto se aguardava o regresso do público após esta temporada incomum. Desenvolvido em fragmentos com pequenos grupos de bailarinos, e sob os constrangimentos impostos, a coreografia reflete situações, medos, relações, memórias e emoções vividas durante a pandemia. John Neumeier dedica este trabalho aos seus bailarinos.
Reconhecido e premiado internacionalmente pelas suas coreografias, John Neumeier é diretor e coreógrafo do Hamburg Ballet desde 1973, diretor de dança da Ópera Estatal de Hamburgo desde 1996, diretor da escola de dança que fundou em Hamburgo, bem como coreógrafo convidado em muitos outros locais.
Espetáculo gravado ao vivo no Festspielhaus Baden-Baden.