Do Grande Arco de La Défense à Pirâmide do Louvre – a inovadora e inesperada política de grandes obras públicas de François Mitterrand, num documentário de José Fosse
Em 14 anos de presidência, François Mitterrand promoveu 11 grandes projetos arquitetónicos que incluíram o Grande Arco de La Défense, a Ópera da Bastilha, o bairro de Bercy, a Grande Biblioteca, as colunas de Buren e a Pirâmide do Museu do Louvre. Nada foi anunciado em promessas eleitorais, e Mitterrand estava longe de ser um grande conhecedor de arquitetura, mas a sua política de grandes obras públicas foi inovadora e inesperada.
Será que o antigo presidente francês quis assemelhar-se a Luís XIV? Haveria uma dimensão mística na realização destes monumentos faraónicos? Ou quis apenas deixar um legado, um traço na História? Através de testemunhos de pessoas próximas, arquitetos, jornalistas e maçons, como Jack Lang, Michele Cotta, Jean-Louis Bianco ou Marie de Hennezel, este documentário de José Fosse revela os segredos e as intenções do presidente francês.