Estreia: Sábado, 12 de Setembro às 21:55, na RTP2.

Um encontro multicultural que destaca a importância de dar um passo atrás e ouvir o outro.

 

“Fractus V” combina o talento de cinco bailarinos de diferentes nacionalidades e estilos: Dimitri Jourde, um francês com experiência nas artes circenses, Johnny Lloyd, um americano adepto de lindy hop, Fabian Thomé, bailarino espanhol de flamenco, Patrick ‘Twoface’ Seebacher, alemão especialista em hip hop e breakdance e, claro, Sidi Larbi Cherkaoui, coreógrafo versátil de origem flamenga e marroquina.

 

 

Todos eles dão substância às teorias de Noam Chomsky, linguista e filósofo americano interessado nas questões da objetividade e manipulação, bem como nas relações que unem os indivíduos e a sociedade. A liberdade de expressão está no coração de “Fractus V”.

 

«A única forma de o indivíduo se proteger contra a propaganda política e social é estudar todas as informações disponíveis. Todos os dias somos bombardeados com notícias que tentam influenciar o nosso pensamento. É um exercício muito intenso para filtrar tudo e resistir a acreditar no que nos dizem para acreditar.» Noam Chomsky

«Quão neutro pode ser nosso pensamento? O quanto nos identificamos com as causas das injustiças na sociedade? Onde começa ou termina a responsabilidade pessoal?» Sidi Larbi Cherkaoui

 

Tanto coreográfico quanto metafísico, este trabalho é acompanhado por quatro músicos da Ásia e da África: Kaspy N´Dia (cantora congolesa), Shogo Yoshii (percussionista e cantor japonês), Woojae Park (cantor e músico coreano) e Soumik Datta (intérprete de sarod indiano).

 

Ficha Técnica

Título Original

Fractus V - Sidi Larbi Cherkaoui

Autoria e Coreografia

Sidi Larbi Cherkaoui

Intérpretes

Dimitri Jourde, Johnny Lloyd, Fabian Thomé, Patrick "Twoface" Seebacher e Sidi Larbi Cherkaoui

Realização

Denis Caiozzi

Produção

Arte France, 24 Images, Numeridanse, La Maison de la Danse de Lyon

Ano

2017

Duração

78'