Estreia: Sábado, 23 de Maio às 15:00, na RTP2

A história de quatro crianças judias italianas, vítimas da discriminação, humilhação, medo e sofrimento impostos pelo regime fascista.

 

Documentário ficcionado que reconstrói memórias que se entrelaçam com emocionantes depoimentos dos quatro protagonistas, que sobreviveram ao fascismo e à II Guerra Mundial graças à ajuda de pessoas que se recusaram submeter aos ditames da ditadura fascista.

De Nápoles a Roma, passando por Milão e Pisa, descobrimos a história destas quatro crianças, que hoje são avós, e que recordam aqueles anos terríveis, de horror e vergonha, de perigo constante de serem denunciadas e morrerem. Crianças impedidas de ir à escola, que se escondiam, fugiam, e lutavam pela vida, sentindo-se discriminadas e diferentes, antes sequer de perceberem o significado de serem judias. Histórias de crianças que se tornaram adultos e adultos que nunca se esqueceram de ser crianças.

Com testemunhos dos quatro protagonistas e dos seus amigos e familiares, o documentário de Francesco Micciché e Marco Spagnoli revela as histórias da senadora Liliana Segre, Tullio Foà (de Nápoles), Lia Levi (de Roma) e Guido Cava (de Pisa). Vidas diferentes, do norte ao sul da Itália, unidas por um único e triste destino: serem vítimas do ódio e da loucura do nazi-fascismo de Vittorio Emanuele III e da indiferença da maioria dos italianos.

 

Ficha Técnica

Título Original

Figli del Destino

Realização

Francesco Micciché e Marco Spagnoli

Argumento

Marco Spagnoli, Luca Rossi e Leonardo Marini

Música

Francesco Cerasi

Intérpretes

Chiara Bono, Niccolo Cancellieri, Emiliano Coltorti, Lorenzo Ciamei, Roberto Della Rocca, Catello Di Vuolo, Tullio Foà, Massimiliano Gallo, Valentina Lodovini, Massimo Poggio, Emanuela Rimoldi, Marco Iannitello e Patrizio Rispo

Produção

Red Film em colaboração com Rai Fiction

Ano

2019

Duração

90'

Relacionados