A história de quatro crianças judias italianas, vítimas da discriminação, humilhação, medo e sofrimento impostos pelo regime fascista.
Documentário ficcionado que reconstrói memórias que se entrelaçam com emocionantes depoimentos dos quatro protagonistas, que sobreviveram ao fascismo e à II Guerra Mundial graças à ajuda de pessoas que se recusaram submeter aos ditames da ditadura fascista.
De Nápoles a Roma, passando por Milão e Pisa, descobrimos a história destas quatro crianças, que hoje são avós, e que recordam aqueles anos terríveis, de horror e vergonha, de perigo constante de serem denunciadas e morrerem. Crianças impedidas de ir à escola, que se escondiam, fugiam, e lutavam pela vida, sentindo-se discriminadas e diferentes, antes sequer de perceberem o significado de serem judias. Histórias de crianças que se tornaram adultos e adultos que nunca se esqueceram de ser crianças.
Com testemunhos dos quatro protagonistas e dos seus amigos e familiares, o documentário de Francesco Micciché e Marco Spagnoli revela as histórias da senadora Liliana Segre, Tullio Foà (de Nápoles), Lia Levi (de Roma) e Guido Cava (de Pisa). Vidas diferentes, do norte ao sul da Itália, unidas por um único e triste destino: serem vítimas do ódio e da loucura do nazi-fascismo de Vittorio Emanuele III e da indiferença da maioria dos italianos.