Ópera do compositor italiano Gaetano Donizetti com a aclamada meio-soprano Elīna Garanča, na Ópera do Estado da Baviera
A Favorita de Donizetti, é uma ópera em quatro atos com libreto de Alphonse Royer, Gustave Baez e Eugène Scribe, segundo a peça teatral ‘Le Comte de Comminge’ de Baculard d’Arnaud. Integra um elenco extraordinário que inclui a aclamada meio-soprano letã Elīna Garanča, como a sedutora Léonor de Guzman, o tenor americano Matthew Polenzani, como o seu desesperado amante Fernand e o barítono polaco Mariusz Kwiecień, como Rei Alphonse.
Numerosos mitos rodeiam a figura histórica de Léonor de Guzman, amante do Rei Alphonse XI de Castela, que se vê envolvida numa intriga política. Léonor, cujo amor pelo rei se revela uma farsa, seduz Fernand que, por sua causa, abandona a vida no mosteiro. Contudo, o jovem não sabe da sua condição de amante do rei, e o par romântico é vítima de uma conspiração entre a igreja e o estado, que lhes acaba por negar a esperança de um futuro conjunto, mesmo na morte.
A encenação de Amélie Niermeyer transforma a tragédia num drama intenso entre os valores seculares e espirituais, enfatizado pelas enormes estruturas arquitetónicas que continuamente transportam as personagens entre o convento e o palácio real.