Um documentário de Loic Prigent sobre o excêntrico mundo da moda, um mundo nem sempre glamouroso, pelo menos não tanto quanto cruel.
A Moda adora o escândalo e muitas vezes avança graças aos escândalos.
Do escabroso ao picante, há vários tipos de escândalos… Recorrendo a raro material de arquivo, o jornalista francês Loïc Prigent revisita alguns dos maiores escândalos da moda, num documentário que revela momentos insólitos do mundo da alta-costura. A moda avança sem respeitar nada e na sua demanda por inovar e chocar colide com frequência, a maior parte das vezes resulta, outras nem por isso e nalgumas toca mesmo o grotesco.
Lembra-se do julgamento de Naomi Campbell em “diamantes de sangue”? E da entrevista totalmente misógina de Coco Chanel? O truculento Loic Prigent relembra todos esses escândalos do mundo da moda, através deste documentário. Escândalos como a guerra aberta entre Marc Jacobs e Suzy Menkes, o impressionante advento do porno chic, as campanhas super subversivas da Benetton, ou John Galliano e as suas malas para homem parisienses num show da casa Dior.
Loïc Prigent apresenta-nos uma verdadeira história da moda, com o seu famoso toque satírico.
Título Original: Scandales de la Mode
Realização: Loïc Prigent
Produção: Bangumi, Arte Geie
2016 – 51 minutos