Daniela Santiago é enviada da RTP em Madrid, a capital espanhola de onde nos chegam todos os dias relatos arrepiantes sobre como está aquele país a reagir ao novo Coronavírus.

A jornalista partilhou um vídeo na sua página de Facebook que descreveu como “um desabafo”, mas que deve ser levado em conta, ouvido com atenção e partilhado. Daniela Santiago conta, durante a viagem de regresso a Madrid, que foi deixar a família numa cidade em Portugal e que nas escassas horas em que esteve no nosso país notou uma “irresponsabilidade extrema”.

Daniela Santiago conta que foi olhada “como um bicho” quando se dirigiu a um café com uma máscara e que foi atendida por um funcionário que não desinfetou as mãos em nenhum momento nem se sentiu responsabilizado quando confrontado com isso.

Vou muito preocupada. Estive poucas horas em Portugal, sempre de máscara e luvas, não houve contacto social. Deixei a minha família em quarentena, fechados em casa, obviamente para segurança deles também porque Portugal está neste momento numa balbúrdia! (…) As pessoas andam a monte, sem qualquer proteção, não mantêm a distância de segurança (…)  Em Espanha, em Madrid, estamos a viver um verdadeiro inferno, ninguém põe um pé na rua! Nós aqui em Portugal estamos a brincar!

Daniela Santiago conclui o vídeo dizendo que o que está a acontecer em Portugal é “uma vergonha”.

Veja aqui o vídeo completo: