A RTP, em parceria com a Deutsche Welle, a France Médias Monde e outras empresas de media de cinco países europeus, apresentam o ENTR, um projeto inteiramente europeu que promove um espaço para discussão e reflexão sobre o presente e o futuro dos jovens.

O ENTR destina-se a jovens utilizadores das redes sociais e outras plataformas digitais, com idades entre os 18 e os 34 anos. Esta oferta de conteúdos pretende chegar ao público na sua língua materna em seis idiomas diferentes: inglês, francês, alemão, romeno, polaco e português. Poderá aceder ao site em entr.net.

Os conteúdos serão disponibilizados em novos formatos digitais e narrativas sobre diferentes experiências e visões por toda a Europa. Temas como o clima, o emprego, a solidariedade, a cultura ou as tecnologias emergentes serão produzidos, adaptados e reinventados para, desta forma, permitirem a sua discussão entre a geração jovem.

Estudos recentes mostram-nos que os jovens anseiam por uma Europa que impulsione iniciativas sobre Educação e Proteção Ambiental, bem como de desenvolvimento Económico e Saúde. Questões sociais como a Migração e a Justiça são também temáticas de interesse dos jovens. Todos estes temas serão tratados pelo ENTR para ajudar esta geração a ver o futuro com maior clareza.

O nome desta iniciativa resultou de 1500 propostas de jovens dos cinco países parceiros, o que demonstrou a recetividade por um meio de comunicação com informação segura e de confiança. Mas também que permita o estreitar de uma relação com o mundo digital, incentivando desta forma a participação de todos.

Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e foi dotado de 3,2 milhões de euros em 2020. Tem como objetivo futuro expandir-se para novos idiomas, juntando novos parceiros que queiram aderir a este projeto europeu.

O ENTR foi lançado com a RTP, a Deutsche Welle, Zeit Online e Genshargen Foundation (Alemanha), a France Médias Monde (França), a RASP – Ringier Axel Springer Polska (Polónia), a RFI România e G4 Media (Roménia) e a Tailored Films (Irlanda).