6 de abril, à noite na RTP2

O espaço de cinema das quartas feiras “Tudo menos Hollywood” será este mês dedicado ao cinema italiano.

 

A 6 de abril

O Caimão (Il Caimano)

Realizado por Nanni Moretti

Com Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca, etc.

Itália, 2006, 112 minutos, CCVE: Maiores de 12 anos

Bruno Bonomo, é um produtor que vive dias complicados. Não consegue arranjar apoios para o seu próximo projecto, “O Regresso de Cristóvão Colombo” e a sua vida familiar está também uma desgraça.

Entretanto uma jovem realizadora entrega-lhe um guião, “O Caimão”. A princípio Bruno pensa que é um “thriller”, mas depois apercebe-se que se trata de um filme sobre o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

 

A 13 de abril 

A Aldeia de Cartão (Il villagio di cartone)

Realizado por Ermanno Olmi

Com Michael Lonsdale, Massimo de Francovich, etc

Itália, 2011, 87 minutos, CCE: Maiores de 12 anos

A igreja já não é utilizada, sendo esvaziada de todas as decorações sacras, incluindo o grande crucifixo sobre o altar. Restam apenas os bancos num espaço vazio. O velho padre parece não conseguir resignar-se a este destino e o sacristão apercebe-se disso. Mas, em pouco tempo, um grande grupo de clandestinos à procura de refúgio entra na igreja e, com os bancos e com cartões, instala aí uma pequena aldeia. O sacerdote vê a sua igreja ganhar de novo vida mas, de fora, os homens da Lei tornam-se ameaçadores.

 

A 20 de abril

Almoço de 15 de agosto (Pranzo di Ferragosto)

Realizado por Gianni Di Gregorio

Com: Valeria de Franciscis, Marina Cacciotti, etc

Itália, 2008, 75 minutos, CCE: Maiores de 12 anos

Gianni é um homem de meia-idade, filho único, que vive com a mãe viúva numa velha casa no centro de Roma. A mãe é uma aristocrata em decadência que trata o filho como se este fosse seu empregado. Por isso Gianni ocupa o seu dia a fazer-lhe as tarefas domésticas e as refeições.

Gianni tem algumas dívidas e não tem vindo a pagar a renda do apartamento. O administrador, percebendo esta situação, sugere um pacto: cancelará algumas destas dívidas se Gianni receber a sua mãe para o almoço de 15 de Agosto (feriado dedicado à família em Itália). Gianni vê-se forçado a aceitar…

Contudo, com a mãe, vem também a tia. Ao saber disto, o seu médico pede-lhe também que receba a sua idosa mãe. Gianni fica assim com a casa repleta de velhinhas a quem terá de servir o almoço de 15 de Agosto.

 

A 27 de abril

Minha Mãe (Mia Madre)

Realização de Nanni Moretti

Com Margherita Buy, John Turturro, Nanni Moretti

Itália, 2015, 106 minutos, CCE: Maiores de 12 anos

Margherita é uma realizadora em plena rodagem de um filme cujo protagonista é um famoso actor americano. Às questões artísticas que enfrenta, juntam-se angústias de ordem pessoal: a sua mãe encontra-se no hospital e a sua filha em plena crise adolescente.