Estreia: Quarta, 4 de Dezembro às 23:15, na RTP2

A história incrível de Karen, jovem estudante da Ilha de Moçambique, que se converteu ao islamismo fundamentalista

 

Karen Aboulramane é uma mulher jovem e independente que defende a lei canónica muçulmana na Ilha de Moçambique, mas está cheia de dúvidas e contradições em relação à sua identidade e à comunidade multicultural em que vive, num local histórico de confluência de culturas.

O documentário “Entre Eu e Deus”, realizado por Yara Costa,  toma como ponto de partida a história de Karen, muçulmana de 21 anos, estudante de Engenheira Civil. Ela foi criada na Ilha de Moçambique, local historicamente cosmopolita onde a tradição Macua se fundiu com o Islão Suni, trazido no século VIII, e onde sempre conviveu pacificamente com o cristianismo trazido pelo colonialismo português e outras práticas religiosas.

Karen está a descobrir-se no que chama de “Islão puro”, vindo da Arábia Saudita. Passou a cobrir-se com o hijab e, nos últimos anos, sob o olhar crítico da comunidade da Ilha, passou a guiar-se pelas regras mais rígidas da religião islâmica.

 

 

O filme “Entre Eu e Deus” mergulha na vida desta jovem moçambicana para desvendar, sem preconceito, o que está por detrás do véu com o qual se cobre, as suas dúvidas e contradições acerca do caminho radical que defende e a sua relação com a religião que escolheu.

O que faz com que uma jovem independente, estudante universitária, faça uma escolha tão radical? Através de uma história particular, o documentário da realizadora moçambicana Yara Costa pretende dar um rosto ao fenómeno de centenas de jovens que fazem escolhas religiosas radicais e as suas implicações no contexto atual.

 

Ficha Técnica

Título

Entre Eu e Deus

Autoria e Realização

Yara Costa

Intérpretes

Karen Aboulramane, Amina Remane, Ahmad Mansuabo e Ahmed

Produção

YC Films

Ano

2018

Duração

60'