A RTP2 dedica as noites de sábado ao género cinematográfico thriller

Quatro filmes de ação, suspense e mistério produzidos e realizados entre a década de 30 e 50 nos Estados Unidos da América.

Dia 6 de junho, às 22h30

Anjos de Cara Negra (“Angels With Dirty Faces”)

Anjos de Cara NegraAmigos de longa data, os atores James Cagney (Rocky Sullivan) e Pat O’Brien (Jerry Connolly) reencontram-se pela sexta vez no grande ecrã para interpretar um dos mais memoráveis filmes de gangsters de todos os tempos. Cagney conquistou o prémio de Melhor Ator de 1938 da Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque e uma das três nomeações do filme aos Óscares desse ano. Dois amigos…dois destinos diferentes.

Rocky e Jerry cresceram juntos num bairro de Nova Iorque. Os dois levam a cabo um pequeno furto e Rocky é apanhado pela polícia.
Jerry consegue fugir enquanto Rocky é enviado para um reformatório. O primeiro torna-se padre e tenta transformar os rapazes do seu bairro em cidadãos honestos. O segundo transforma-se num gangster duro e amargo.

 

Com: James Cagney, Pat O´Brien, Humphrey Bogart, Ann Sheridan, George Bancroft
Autoria: John Wexley, Warren Duff
Realização: Michael Curtiz
E.U.A., 1938, 97 min

Dia 13 de junho, às 22h30

Fúria (“Fury”)

FúriaFúria» é um misto de romance e thriller psicológico de vingança. Conta com uma incontestável interpretação de Spencer Tracy.

Katherine Grant e Joe Wilson querem casar, mas para isso precisam de dinheiro. Katherine aceita um emprego no Oeste, enquanto Joe continua em Chicago. Quando melhora de situação, ele compra um carro e vai ao encontro de Katherine. No meio do caminho, no entanto, ele é preso e confundido com um raptor de crianças, crime que enfurece a população local. Quando sabem da prisão de Joe, uma multidão raivosa invade a delegacia e ao não conseguir entrar na cadeia, pega-lhe fogo e Joe é dado como morto. Logo a seguir, o FBI prende os verdadeiros culpados pelo rapto e é iniciado o julgamento dos linchadores de Joe. Mas, contra as expectativas, Joe ainda está vivo. Mas não o quer revelar, uma vez que deseja vingar-se de todos aqueles que tentaram linchá-lo e espera que sejam condenados à morte.

 

Com: Sylvia Sidney, Spencer Tracy, Walter Abel, Bruce Cabot, Edward Ellis, Walter Brennan, Frank Albertson, George Walcott
Realizador: Fritz Lang
EUA, 1936, 90 min

Dia 20 de junho, às 22h30

Relíquia Macabra (“The Maltese Falcon”)
Relíquia Macabra

Filme de estreia de John Huston na realização, um dos maiores filmes de culto de todos os tempos imortalizado por Humphrey Bogar

“Relíquia Macabra” não só marcou a estreia de John Huston na realização como se transformou num dos grandes filmes de culto da História do Cinema e numa das obras mais emblemáticas do Filme Negro americano. Partindo de um romance de Dashiell Hammett, já por mais de uma vez adaptado ao cinema, Huston constrói um filme admirável na sua atmosfera de ambiguidade e cinismo sobre a inconsequente e mortífera busca de uma estatueta, aparentemente de preço incalculável, mas que se revela ser apenas uma ilusão: a famosa “matéria de que são feitos os sonhos”, que no final resume todo este inútil empreendimento e que Huston adotaria como um dos principais temas da sua obra. Um grande thriller policial do início dos anos quarenta que consagrou Humphrey Bogart na eterna figura do cínico incorruptível, duro e insolente.

O detetive Sam Spade de S. Francisco recebe no seu escritório uma sedutora mulher que o contrata para procurar a sua irmã, que aparentemente desapareceu na companhia de Floyd Thursby, um homem perigoso e violento. Miles, o sócio de Sam, é assassinado e mais tarde é descoberto o cadáver de Thursby. A polícia suspeita que Sam matou os dois. Entretanto, Sam, descobre que a sua sedutora cliente é uma mentirosa compulsiva e inventou a história da irmã para lançar Sam no encalço de Thursby. Um outro cliente, Joel Cairo, oferece a Sam 5 mil dólares para recuperar a estatueta de um falcão. Estatueta misteriosa e de preço incalculável que está afinal no centro de todo esta complicada história de ganância e morte.

 

Com: Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre, Barton Maclane, Lee Patrick, Sydney Greenstreet, Walter Huston.
Autoria: John Huston
Realização: John Huston
E:U.A., 1941, 97 min

Dia 27 de junho, às 22h30

À Beira do Abismo (“The Big Sleep”)

À Beira do Abismo

O humor negro num argumento incrivelmente espirituoso realizado por Howard Hawks

Um simples caso de chantagem deu origem a uma série de homicídios por desvendar. Mas o famoso detetive Philip Marlowe (Humphrey Bogart) sabe o que todos eles têm em comum: Carmen Sternwood uma jovem rica e a sua irmã mais velha, Vivian. Estas duas belas senhoras farão qualquer coisa para manterem os seus sombrios segredos bem escondidos. Mas será que isso inclui assassinarem Marlowe se ele se aproximar demais da verdade?

 

Com: Humphrey Bogart, Lauren Bacall, John Ridgely, Martha Vickers, Dorothy Malone
Autoria: William Faulkner, Leigh Brackett, Jules Furthman
Realização: Howard Hawks
E.U.A., 1946, 110 min

Relacionados