Estreia: Sábado, 14 de Dezembro às 20:35, na RTP2

Viagem pelas réplicas de monumentos icónicos como a Torre Eiffel, o Taj Mahal ou o Vaticano, explorando histórias da vida real em cidades falsas.

 

Sessenta torres Eiffel, uma dúzia de Grandes Pirâmides de Gizé, trinta torres inclinadas de Pisa, mais de oitenta réplicas da Casa Branca… Sósias da arquitetura mais famosa multiplicam-se por todo o mundo! Estes lugares têm algo em comum? Quão diferentes são das cópias do passado? E serão mais do que meras cópias?

Entre investimentos lucrativos, pirataria arquitetónica e locais turísticos modernos, cada um destes lugares reflete uma certa imagem do nosso mundo e mostra como o nosso planeta se transforma através da globalização. Da Europa ao Dubai, passando pela Costa do Marfim e pela China, este documentário do italo-francês Benoit Felici descreve as razões políticas, culturais e económicas que motivam as réplicas arquitetónicas.

 

 

Serão essas réplicas os arautos de um mundo de fronteiras fechadas, para onde os turistas viajam com segurança sem se mover? São realmente sobre intercâmbio cultural, como dizem os executivos de marketing e imobiliário? E o que eles nos dizem sobre seus modelos europeus, que também são transformados pelo turismo de massa?

Os protagonistas deste filme são guias, arquitetos, sociólogos e habitantes, que revelam as aspirações relativas à sua construção e o seu valor simbólico.

 

Ficha Técnica

Título Original

The Real Thing: Real Life in Copycat World

Autoria e Realização

Benoit Felici

Fotografia

Bastian Esser

Música

Pablo Pico

Edição

Sophie Brunet

Produção

ARTE France, Artline Films

Ano

2018

Duração

52'