A RTP2 dedica as noites de sexta-feira do mês de junho à obra da realizadora Heddy Honigmann, uma das maiores figuras do cinema documental contemporâneo.
Este mês, na rubrica Já Vi Este Filme temos como convidados os realizadores Catarina Mourão e João Pinto Nogueira.
Dia 3, às 22h55
Metal e Melancolia
A forma como a grave situação económica pode afetar a condição humana.
No início dos anos 90, em resposta à inflação da economia peruana e a um Governo corrupto, muitos profissionais da classe média usavam os seus carros particulares e trabalhavam como taxistas, para tentarem arranjar algum dinheiro.
“Metal e Melancolia” conta-nos como estes taxistas ocasionais, incluindo um professor, um empregado do Ministério da Justiça, um ator de cinema e um polícia, conseguem circular nas congestionadas e esburacadas ruas de Lima em carros decrépitos, cujas técnicas de sobrevivência são tão fascinantes como as dos seus proprietários.
Título Original: Metaal en Melancholie
Realização: Heddy Honigmann
Autoria: Heddy Honigmann, Peter Delpeut
1994, 79 minutos
Dia 10, às 22h55
Estreia: O amor natural
A beleza da poesia na voz da terceira idade.
Os poemas eróticos de um dos maiores nomes da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade, são o ponto de partida para conversas com cariocas da terceira idade sobre a sua sexualidade, em que se partilham com humor e malícia memórias de sexo e amor.
“O Amor Natural” acaba por se revelar como um filme que vai para além da poesia. É uma viagem riquíssima, uma reflexão sobre a passagem do tempo e uma ode ao desejo.
Título Original: O Amor Natural
Realização: Heddy Honigmann
Produção: Pieter van Huystee
Autoria: Heddy Honigmann
Música: Guilherme de Brito, Agostinho Ferreira
1996, 76 minutos
Dia 17, às 22h55
Estreia: Para Sempre
Um olhar sobre um dos cemitérios mais famosos do mundo, onde a partir das campas se fala da importância da arte.
Em “Para Sempre” podemos observar a beleza misteriosa, tranquila e reconfortante do cemitério de Père-Lachaise, em Paris, através do olhar dos seus visitantes.
Muitos visitam o cemitério pelos seus familiares e outros para prestar homenagem aos seus artistas de eleição, deixando uma mensagem pessoal ou uma flor.
O cemitério de Père-Lachaise é um dos mais famosos do mundo pelas personalidades lá sepultadas como: Marcel Proust, Oscar Wilde, Amadeo Modigliani, Edith Piaf, Maria Callas, Simone Signoret, Yves Montand e Jim Morrison.
Realização: Heddy Honigmann
Autoria: Heddy Honigmann
2006, 97 minutos
Dia 24, às 22h55
Estreia: Olvido
À descoberta de uma cidade esquecida…
A realizadora Heddy Honigmann regressa a Lima, cidade onde nasceu e viveu até se mudar para a Europa em 1978, para celebrar de forma poética esta esquecida cidade e os seus habitantes.
“Olvido” mostra-nos o enorme contraste entre a pobreza e riqueza, e a forma como o povo sobreviveu a décadas de crise económica, negação dos direitos dos trabalhadores, terrorismo e corrupção política.
Realização: Heddy Honigmann
Autoria: Heddy Honigmann
2006, 93 minutos