A RTP2, no mês de dezembro, dedica as noites de sábado a Frank Sinatra exibindo os filmes: Deus Sabe Quanto Amei (1958), Um Dia em Nova Iorque (1949), Alta Sociedade (1956) e Os Sete Ladrões da Cidade (1964).
No espaço “ Já Vi Este Filme”, este mês recebemos David Ferreira e José Vieira Mendes para nos falarem sobre os filmes que integram este ciclo de homenagem a Frank Sinatra.
Dia 5 de dezembro às 22h50: Deus Sabe Quanto Amei
Um dos mais belos filmes da história do cinema, onde se cruzam o clássico e a modernidade.
“Deus Sabe Quanto Amei” é um filme adaptado de um romance de James Jones, que nos conta a história de Dave Hirsch (Frank Sinatra), um soldado-escritor que foi desmobilizado, regressando assim à sua cidade natal, Parkman, em Indiana. Mas com ele vem Ginnie Moorehead (Shirley MacLaine), uma mulher com quem passou a última noite em Chicago e que por ele se apaixonou incondicionalmente.
Dave reencontra o seu irmão Frank (Arthur Kennedy), que o tenta reintegrar na família e na vida em Parkman ao fim de alguns anos ausente. Rapidamente Dave se apaixona, mas esse amor não é correspondido, pelo que tenta decidir o seu futuro.
No ano de 1959, o filme foi distinguido nas categorias de Melhor Desempenho Masculino e Melhor Desempenho Secundário Feminino, nos Laurel Awards. Além destas conquistas, esteve nomeado para cinco óscares e para um globo de ouro.
Título Original: Some Came Running
Com: Frank Sinatra, Dean Martin, Shirley MacLaine, Martha Hyer, Arthur Kennedy, Nancy Gates, Leora Dana, Bety Lou Keim, Larry Gates, Steve Peck, Connie Gilchrist, Ned Wever.
Realização: Vincente Minnelli
Produção: Sol C. Siegel
Autoria: James Jones, John Patrick, Arthur Sheekman
Música: Elmer Bernstein
EUA, 1958,136 minutos
Dia 12 de dezembro, às 22h45: Um Dia em Nova Iorque
O primeiro filme dos realizadores Stanley Donen e Gene Kelly que acompanha três marinheiros pelas ruas de Nova Iorque.
“Um Dia em Nova Iorque” é um filme inspirado no ballet Fancy Free de Leonard Bernstein e Jerome Robbins, que nos conta a história de três marinheiros, Gabey (Gene Kelly), Chip (Frank Sinatra) e Ozzie (Jules Munshin), que aproveitam a sua folga para passar o dia na cidade de Nova Iorque.
No ano de 1950, o filme foi distinguido com um óscar na categoria de Melhor Música e, no mesmo ano, venceu na categoria de Melhor Musical Americano, nos Writers Guild of America.
Título Original: On the Town
Com: Gene Kelly, Frank Sinatra, Ann Miller, Alice Pearce, Hans Conried, Vera-Ellen, Betty Garrett, Jules Munshin, Florence Bates, George Meader
Realização: Gene Kelly, Stanley Donen
Produção: Arthur Freed
Autoria: Adolph Green, Betty Comden
Música: Conrad Salinger
EUA, 1949, 98 minutos
Dia 19 de dezembro, sábado à noite: Alta Sociedade
Um filme baseado na peça musical “The Philadelphia Story” de Philip Barry, que nos conta a história de Tracy Lord (Grace Kelly) e dos seus pretendes a marido.
O seu ex-marido e atual vizinho, Dexter Haven (Bing Crosby), é um popular músico de jazz que a pretende reconquistar, mas para isso tem de correr contra o tempo para impedir que esta case novamente. Os preparativos para a grande cerimónia chamam a atenção da imprensa e, em especial, do repórter Mike Connor (Frank Sinatra), o qual se irá apaixonar por Tracy. Ela vai ter de gerir a situação com os seus três pretendentes.
Em 1957, a inigualável música de Cole Porter conduziu a que a música True Love recebesse a nomeação para um óscar. Outras melodias únicas fazem parte deste filme: o dueto Crosby-Sinatra e um fabuloso encontro de Crosby com Louis Armstrong, com a música Now You Has Jazz . Este foi o último filme de Grace Kelly antes de abandonar o cinema para casar com o Príncipe do Mónaco.
Título Original: High Society
Com: Bing Crosby, Grace Kelly, Frank Sinatra, Celeste Holm, John Lund, Louis Calhern, Sidney Blackmer, Louis Armstrong, Margalo Gilmore, Lydia Reed, Gordon Richards, Richard Garrick
Realização: Charles Walters
Produção: Sol C. Siegel
Autoria: John Patrick
Música: Cole Porter
EUA, 1956, 107 minutos
Dia 26 de dezembro, sábado à noite: Os Sete Ladrões da Cidade
Um filme baseado na lenda de Robin dos Bosques durante a época da Lei Seca, em Chicago.
Em “Os Sete Ladrões da Cidade”, Frank Sinatra é Robbo, um gangster ambicioso e chefe de uma quadrilha do lado norte da cidade, que rouba aos ricos para dar aos pobres. Esta situação irá atrapalhar e incomodar Gisborne (Peter Falk), o seu eterno rival, veterano e poderoso, que tem como aliados os homens da lei corruptos, como o Xerife Alvin Potts (Victor Buono).
No ano de 1965, o filme foi nomeado para seis prémios, destacando-se as nomeações para dois óscares, e a nomeação na categoria de Melhor Banda Sonora nos Grammy Awards.
Título Original: Robin and the 7 Hoods
Com: Bing Crosby, Peter Falk, Frank Sinatra, Dean Martin, Barbara Rush, Victor Buono, Sammy Davis Jr.
Realização: Gordon Douglas
Produção: Frank Sinatra
Autoria: David R. Schwartz
Música: Nelson Riddle
EUA, 1964, 123 minutos