Venha connosco descobrir os vulcões mais bonitos do nosso planeta, a partir do mar
Minissérie de dois documentários que convidam à descoberta dos vulcões mais bonitos do planeta. A bordo de navios de cruzeiro comandados por capitães com espírito de aventura, uma equipa de vulcanólogos, geólogos e naturalistas viaja, com outros passageiros, à descoberta de famosos arquipélagos que foram formados por erupções.
Navegando pelas ilhas Aleutas, entre a Rússia e o Alasca, ou saltitando de uma ilha havaiana para outra, os especialistas decifram os mecanismos e os fenómenos geológicos por trás destas paisagens incríveis. Nas aldeias e nas encostas dos vulcões, os guias locais fornecerão histórias curiosas e engraçadas e factos relacionados com crenças, rituais e superstições.
1ª parte: Arquipélagos de Fogo: Islândia
Forças telúricas poderosas agitam constantemente o planeta. Os vulcões com a sua fúria magnífica e os oceanos com ondas tumultuosas, enfrentaram-se ao longo de milhões de anos e criaram arquipélagos deslumbrantes. Esculpidas pelos ventos e pelas correntes, vamos navegar para uma destas ilhas com uma beleza de cortar a respiração: a Islândia. As riquezas naturais desta ilha situada nos confins do Círculo Polar Ártico, atraem cada vez mais viajantes.
A partir de Reiquiavique, a capital do país, vamos subir aos fiordes profundos rodeados por fortalezas de lava, atravessar os vales cheios de crateras, escalar os glaciares e penetrar as entranhas da Terra para sentir o seu coração bater. Uma aventura ao centro de uma ilha misteriosa: a Islândia, o país dos vulcões.
2ª parte: Arquipélagos de Fogo: Cabo Verde
A 700 quilómetros da Costa Africana, fica o arquipélago de Cabo Verde. Juntamente com as Canárias, os Açores e a Madeira, Cabo Verde faz parte da Macaronésia, um conjunto de ilhas marcadas pelo vulcanismo.
Vamos viajar pelo coração deste arquipélago deslumbrante, banhado pelas ondas do Atlântico, penetrar nos vales mais profundos e exuberantes, marcados pelos rios de lava e, por fim, escalar as encostas de um vulcão mítico: o Pico do Fogo.